Como lidar com as barreiras emocionais no Natal em família

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / photographee.eu
Saber limitar um espaço saudável é uma boa estratégia para evitar atritos e discussões durante o natal

O Natal é um feriado familiar e isso, nem sempre, significa encontros agradáveis e felizes. Muitas vezes, existem barreiras emocionais dentro da própria família que precisam ser enfrentadas quando chega esta época do ano. Mesmo em momentos de confraternização e festas, sempre existe aquele primo com quem você não se dá muito bem ou aquela tia que adora uma fofoca e sai falando mal de um para o outro, gerando um certo desconforto.

Para evitar problemas e não transformar a data em um verdadeiro sacrifício familiar, é importante saber lidar com essas barreiras emocionais e assim garantir uma boa convivência familiar. Mesmo dentro da própria família, é normal que alguns membros se encontrem apenas esporadicamente e não possuam um contato maior ao longo do ano, o que também pode ocasionar um certo incômodo.

Como é possível lidar com essas barreiras emocionais durante o Natal em família?

Evite problematizar

Entrar em discussões políticas e sociais pode gerar um grande “climão” entre os parentes. Tente exercitar a paciência e ir para a noite de Natal com o coração aberto e sem armaduras. Natal é sinônimo de união e alegria, procure conversar sobre amenidades.

Conheça suas raízes

Aproveite essa data para conhecer as histórias de vida dos seus familiares. Converse com seus tios, primos e avós sobre o passado e relembre sua época de infância. O natal pode ser uma ótima oportunidade para estreitar os laços familiares, quando todos estão dispostos a encarar esse encontro com mais leveza.

Use o bom humor

O Natal é conhecido pelas perguntas indiscretas como: “cadê as namoradinhas”? Ou então “quando vocês vão ter filhos?”. Para sair dessas situações, invista em respostas criativas e abuse do bom humor!

Saiba colocar limites

Saber limitar um espaço saudável é uma boa estratégia para evitar atritos e discussões. Uma boa saída é falar bem das outras pessoas e sempre elogiar. Cada vez que algum parente apontar um defeito ou insistir em falar sobre uma situação delicada, aponte uma qualidade, mostrando o lado positivo de cada contexto.

Evite levar para o lado pessoal

Quando sentir-se magoado ou incomodado com algum comentário ou comportamento inapropriado, procure não levar para o lado pessoal e entenda que por trás de uma postura inconveniente, pode haver uma dificuldade de aceitação. Entenda que não vale guardar ressentimento em relação a essas pessoas, elas já fazem mal para si mesmas. É mais saudável tentar se colocar no lugar delas, em vez de julgá-las.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Todas as relações, inclusive as familiares, são baseadas em trocas e necessidades. É importante desenvolver a consciência do que realmente existe por trás de cada dificuldade para poder construir relações mais saudáveis e funcionais. Desenvolva sua Inteligência Emocional e saiba lidar melhor com as suas emoções e das outras pessoas com quem você convive.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter