Como resolver problemas familiares com ajuda da Inteligência Emocional

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / CandyBoxImages Para manter um convívio harmonioso dentro de casa é essencial saber respeitar, perdoar e compreender uns aos outros.

Um bom convívio familiar é a base para qualquer interação social. Daniel Goleman, o pai da Inteligência Emocional, ensina que a vida em família é a primeira escola do indivíduo para o aprendizado emocional e, justamente por essa razão, é fundamental que os pais tomem consciência de como as relações familiares influenciam na maneira como os filhos lidam com suas emoções ao longo de toda a vida.

Durante a infância, os pais são as pessoas que fornecem orientação a respeito de assuntos referentes a todas as esferas da vida do indivíduo: descobertas, dúvidas, formas de ver o mundo e de se relacionar. Com o passar do tempo, porém, é natural que os filhos comecem a questionar algumas dessas crenças e desenvolvam suas próprias formas de pensar. Esse processo faz parte do crescimento humano: os pais são as maiores referências da criança durante a infância e, na medida em que o indivíduo vai se desenvolvendo, ele cria seus próprios meios de encarar a vida.

É por conta dessas novas formas de pensar e agir que começam a surgir os conflitos e dificuldades nas relações familiares. Para manter uma convivência harmoniosa e evitar que essas diferenças prejudiquem os relacionamentos, é fundamental que o diálogo e a Inteligência Emocional estejam presentes na rotina familiar.

Dicas de Inteligência Emocional para resolver problemas familiares

Tenha tempo para a família

O cuidado com as relações familiares deve ser similar ao dispensado a uma planta, que precisa de atenção diariamente. Dedique parte do seu tempo para o convívio familiar e esteja atento para a qualidade desses momentos: quando estiver com sua família, esteja realmente com ela — e não com a televisão, celular ou amigos das redes sociais.

Respeite

Quando precisar lidar com um momento mais delicado ou amenizar alguma pequena briga entre seus familiares, saiba o momento adequado de falar e de ouvir. Respeitar as diferenças entre os integrantes da família é fundamental para um bom relacionamento.

Perdoe

Guardar mágoas ou sentimentos negativos em relação aos pais, filhos ou irmãos só serve para prolongar uma situação que poderia ser resolvida de maneira mais rápida. Caso tenha alguma situação ou sentimento pendente, abra seu coração e fale a respeito de como você se sente em relação a determinado assunto.

Compreenda

Entenda que as pessoas acertam, erram, decepcionam e despertam orgulho. Não exija perfeição de seus familiares e, acima de tudo, ame-os incondicionalmente.

Façam atividades juntos

Compartilhar momentos em família é fundamental para estreitar os laços e colecionar boas lembranças. Além de gerar aproximação, fugir da rotina da casa é uma excelente maneira de amenizar o estresse do dia a dia.

Aceite e entenda

Aceitar a forma como cada um demostra amor e afeto é fundamental para uma relação familiar saudável, assim como compreender que é normal que as imposições por parte dos pais aconteçam durante a infância e adolescência. Para que isso não se torne um problema, invista no diálogo e na troca, criando uma relação mais harmoniosa e horizontal com seus familiares.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Caso você esteja com dificuldade de se relacionar com seus pais ou filhos e isto esteja afastando você das pessoas que mais ama, chegou o momento de fazer algo por sua família: conheça o Método LOTUS e descubra como mudar sua relação com você mesmo e sua família.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter