Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / grinvalds Para melhorar e elevar a sua saúde mental no trabalho, é essencial seguir algumas dicas, tais como: prestar atenção em sua comunicação, trabalhar sua resiliência e ter atitudes positivas.

Pessoas saudáveis emocionalmente possuem duas características fundamentais: sabem manter relações positivas e duradouras e têm um elevado nível de autorrealização. No ambiente corporativo funciona da mesma maneira. A melhor forma de medir a sua saúde emocional no trabalho é refletir sobre como anda as relações com os colegas, superiores e clientes e também fazer um balanço sobre seu nível de satisfação com as atividades que realiza dentro da empresa.

Dicas para melhorar a saúde emocional no trabalho

Caso, após fazer uma autoanálise, você tenha percebido que existem pontos na sua rotina profissional que precisam ser desenvolvidos e melhorados, vale a pena aplicar as dicas a seguir:

Desenvolva o autoconhecimento

Reconhecer os próprios potenciais e limitações é o primeiro passo para desenvolver e melhorar sua saúde emocional. Quando o profissional dedica um tempo para olhar para as próprias emoções e as reações que elas acarretam, é possível obter uma real dimensão do que o satisfaz e o motiva. Dessa maneira, é capaz de alcançar o autocontrole, conquistar a confiança dos parceiros, colaboradores e estabelecer relações mais saudáveis.

Preste atenção na maneira como você se comunica

Uma comunicação sem ruídos é essencial para uma carreira de sucesso. Comunicar-se de maneira assertiva no trabalho e desenvolver o poder de persuasão são ações que evitam uma série de conflitos desnecessários. Tenha em mente que as falhas na comunicação costumam comprometer a produtividade, aumentar a perda de tempo e refletir negativamente nas relações interpessoais.

Trabalhe sua capacidade de resiliência

Profissionais que conseguem manter uma atitude resiliente não se desesperam diante de desafios ou adversidades, sabem trabalhar sob pressão e são perseverantes. Perder o sono por conta de um novo projeto, sentir-se ansioso o tempo todo ou ficar inseguro sempre que um novo desafio for proposto são sensações que geram estresse e abalam a estrutura emocional de qualquer profissional. Não ter medo do novo e não sofrer por antecipação é fundamental para manter a saúde emocional em dia.

Tenha uma atitude positiva

Manter uma atitude positiva no ambiente corporativo ajuda a elevar sua saúde emocional, melhora o ambiente e acaba influenciando o humor das pessoas com quem você se relaciona no trabalho. Afinal, permanecer a maior parte do seu dia em um local calmo e agradável é essencial para garantir uma saúde emocional.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Saber identificar e controlar suas emoções para que elas não interfiram de forma negativa na sua produtividade e nas suas relações profissionais. É justamente isso que a Inteligência Emocional propõe. Para manter saúde emocional é fundamental entender e respeitar as diferenças, compreender as suas próprias limitações e a dos outros e também lidar de maneira positiva em todas as situações. Caso você esteja com dificuldades na sua carreira e sente que chegou o momento de investir na sua saúde emocional para conquistar mais estabilidade profissional, conheça o Método LOTUS!  Descubra que a Inteligência Emocional pode ser desenvolvida e aprimorada diariamente e, com certeza, essa será uma experiência que mudará sua vida profissional e pessoal para sempre.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Caso você ainda não conheça o significado do termo “mindset”,

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter