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De acordo com a física, a resiliência é a capacidade de um material suportar grandes impactos e, mesmo após se deformar, retornar à sua forma original. Por isso, a ideia de pessoa resiliente refere-se justamente à capacidade de adaptação em momentos de adversidade.

Crises, traumas, perdas e desafios fazem parte da vida de qualquer pessoa. E, se você é capaz de se recuperar desses momentos e até aprender com as experiências negativas, pode se considerar uma pessoa resiliente. Além da capacidade recuperação, o resiliente não se desespera diante das adversidades, e consegue enfrentar as situações com equilíbrio.

Resiliência no mundo corporativo

A resiliência é muito importante no mundo corporativo. Isso porque, cada vez mais, as empresas têm buscado colaboradores que suportem a pressão, sejam flexíveis e saibam usar a criatividade para resolver problemas.

O colaborador resiliente é capaz de superar obstáculos e seguir em frente, mesmo diante de problemas. Pessoas que não têm um nível de resiliência alto acabam ficando pelo caminho, não conseguindo promoções e se frustrando ao longo da vida.

O motivo para isso é bem simples: o resiliente está mais preparado para ouvir um “não”, e encara essas respostas negativas como um incentivo para buscar o “sim”. Em um mercado cada vez mais competitivo, esta é uma atitude fundamental para o sucesso.

Dicas para ser resiliente no trabalho

Desenvolva Inteligência Emocional

Aprenda a lidar com as emoções — com as suas e com as emoções das pessoas que convivem com você. Isso porque expressar as emoções de forma adequada permite que você enfrente as situações difíceis de forma mais consciente, enquanto entender as emoções dos outros cria bons relacionamentos.

Elimine a palavra “problema”

Encare todas as mudanças e dificuldades como oportunidades, e não como problemas. Lembre-se: por trás de todo problema existe uma oportunidade, você só precisa tirar o foco do lado negativo e enxergar todas as possibilidades de cada situação.

Tenha autoconfiança

Sinta-se seguro para encarar os desafios. Tenha consciência de seus talentos e habilidades, e perceba como você é capaz de usar seu potencial e superar as adversidades.

Pare e reflita

Analisar e refletir cada situação separadamente traz soluções mais assertivas para cada desafio. Embora mutios problemas apareçam de uma só vez, é importante saber separá-los para encontrar soluções eficazes.

Seja bem-humorado

Encarar situações estressantes com bom humor torna o ambiente mais leve. Mas, cuidado: tenha bom senso e dose o humor para não se tornar desagradável e inconveniente.

Seja sociável

Crie relações saudáveis e vínculos com as pessoas que fazem parte da sua rotina de trabalho. Dessa forma, além de superar as adversidades em equipe, vocês podem trocar experiências e aprendizados.

Seja flexível

Tenha consciência de que a vida é inconstante: todas as coisas estão em movimento, e o mesmo acontece no ambiente profissional. Se você resistir a essas mudanças, terá dificuldade para se adaptar ao novo e poderá até perder boas oportunidades.

Imagem: © Depositphotos.com / hofred

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