Como barrar o sentimento de inferioridade?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos / [email protected] Os comportamentos adotados por quem tem complexo de inferioridade são mecanismos de proteção que acabam camuflando as falhas da pessoa.

Imagine se você conseguisse transmitir às pessoas somente os seus pontos fortes, e ninguém conseguisse enxergar suas limitações. Se você pudesse esconder suas falhas, você se sentiria mais confiante? Esse é o maior desejo das pessoas que têm complexo de inferioridade: ser melhor em tudo.

Todas as pessoas já se sentiram inferiores em pelo menos um momento da vida. É natural se sentir assim em determinados momentos, já que não sabemos fazer tudo e nem sempre acertamos. O grande problema é quando o complexo de inferioridade se torna frequente e constante, chegando ao ponto de atrapalhar as decisões individuais e impedir a realização dos planos pessoais.

A busca pela perfeição e a falta de amor próprio são as duas principais causas que levam uma pessoa a se sentir inferior e incapaz. Por não reconhecer o seu valor e não encontrar uma perfeição inexistente, ela não é capaz de se amar, criando o hábito de se diminuir o tempo todo.

Quais as causas do complexo de inferioridade?

Algumas situações da infância podem trazer a sensação de rejeição e falta de amor. Quando uma pessoa não se sente amada, ela também não é capaz de amar quem ela é e confiar em seus valores. A tendência, nesses casos, é desenvolver o hábito de se inferiorizar, reforçando a falta de amor.

Algumas das situações mais comuns que geram essa inferioridade são:

  • O excesso de afeto e cuidado pode desencadear o complexo de inferioridade, pois uma criança excessivamente protegida pode crescer se sentindo incapaz de fazer as coisas sozinha. Neste caso, ela se torna uma pessoa insegura e completamente dependente, justamente porque não conhece suas capacidades;
  • Quem foi muito cobrado e/ou comparado com outras pessoas durante a infância também pode crescer com o sentimento de incapacidade e inferioridade;
  • Crianças que apresentam alguma questão física — como doença ou excesso de peso — tendem a se sentir inferiores e “imperfeitas”, podendo crescer com complexo de inferioridade;
  • Gravidez não planejada, tentativa de aborto, sofrimento fetal, pais queriam que o filho fosse de outro sexo, depressão materna, morte de algum dos pais, abandono, maus tratos ou abuso físico/sexual também podem desencadear o problema.

Principais sintomas

Os comportamentos adotados por quem tem complexo de inferioridade são mecanismos de proteção criados inconscientemente que acabam camuflando as falhas da pessoa e aumentam a fragilidade emocional. São eles:

  • Hábito constante de se diminuir e achar que os outros são superiores;
  • Crença de que não merece ser amado, aceito e reconhecido pelas pessoas;
  • Crença de que não é uma pessoa boa o suficiente para realizar as coisas;
  • Hábito de se comparar com todo mundo;
  • Demonstrações de inveja;
  • Busca intensa por reconhecimento;
  • Preocupação excessiva com a opinião das pessoas;
  • Mania de apontar defeitos nas pessoas;
  • Isolamento;
  • Necessidade de demonstrar superioridade e segurança exibindo as próprias conquistas;
  • Grande medo de arriscar, perdendo diversas oportunidades;
  • Incapacidade de dizer não;
  • Sensibilidade a críticas;
  • Vitimização;
  • Perfeccionismo excessivo.

Como se livrar da inferioridade?

Pare de se comparar

A comparação nunca é positiva e não agrega benefícios. Muito pelo contrário, se comparar nunca vai fazer você se sentir melhor. Ter em mente que as pessoas são diferentes é essencial para largar de vez a inferioridade. As pessoas são diferentes e cada uma possui suas particularidades únicas!

Reconheça seu valor

Ninguém é perfeito. Se você enxergar somente suas imperfeições, nunca se sentirá capaz ou confiante. Para se sentir seguro, você precisa ter consciência do seu potencial. Tire o foco do que está errado e tenha consciência de seus dons. Tente exercitar: ao se criticar por algo, lembre-se de encontrar no mínimo uma qualidade positiva.

Valorize suas conquistas

Escreva sobre suas vitórias e conquistas. Faça uma lista com as realizações que mais se orgulha, seus sucessos ao longo da vida e memórias queridas. Quando se sentir incapaz ou inferior, relembre sua lista e lembre-se de como você é uma pessoa fantástica e extremamente capaz!

Invista no autoconhecimento

Quanto mais você se conhece, mais motivos você tem para confiar em si mesmo e se sentir capaz de fazer as coisas. Afinal, como podemos confiar em alguém que sequer conhecemos? Conheça sua história de vida, sua personalidade, suas forças e suas fraquezas!

Desenvolva sua Inteligência Emocional

O complexo de inferioridade está enraizado no desejo de ser como outra pessoa, por falta de amor próprio. Se você quer começar a se amar, precisa olhar para você e para sua história de vida. Conheça o Método Lotus e comece sua história de amor consigo mesmo!

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter