Ciúme doentio: quando o sentimento vira possessão

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Na imagem, um homem está olhando atentamente um celular em sua mão direita, e atrás dele, está uma mulher com ciúme que, sem que ele perceba, tenta espionar o que ele está fazendo no celular.

Entenda quando o ciúme se torna doentio e prejudica seu relacionamento.

O sentimento de ciúme é apenas uma reação extremamente natural de todos nós, seres humanos, diante de uma em situação em que sentimos alguma ameaça referente à perda de alguém ou de uma relação considerada importante. Dessa forma, há uma terceira pessoa envolvida, que no caso é a considerada a própria ameaça.

Por mais que o ciúme esteja sempre relacionado às sensações como: insegurança, medo, tristeza, dor, e inveja, ele ainda não deixa de ser algo natural. O problema é que, assim como tudo na nossa vida, em excesso se torna uma complicação, e aquele sentimento de apenas ciúme, passa a ser ciúme doentio ou possessivo, em que a pessoa passa a se sentir dona do outro.

O problema nas relações baseadas em ciúmes doentio e possessivos

É importante entender que relações que envolvem esses sentimentos de forma constante, não são saudáveis para nenhum dos dois lados. 

Ficar seguindo e vigiando tudo que seu parceiro faz o dia inteiro, com o constante pressentimento de que será apunhalado pelas costas a qualquer momento, é extremamente exaustivo e desgastante. Assim como, perder o controle da própria vida e das próprias vontades, estar sempre a depender da aprovação de outra pessoa também é.

Um relacionamento baseado na desconfiança não tem a menor chance de ser feliz.

“Poxa, mas como vou saber que não estou sendo traído?”

Estar em um relacionamento com alguém é correr riscos. É estar vulnerável e confiar.

Porque o ciúme se torna possessão e como resolvê-lo

Geralmente, as maiores incidências de pessoas com ciúme doentio e possessivo, também sofrem com problemas de insegurança, falta de confiança ou traumas passados, como traições.

Nesses casos, é importante que a pessoa entenda que ela está apenas reproduzindo padrões de comportamento diante de situações que se sente ameaçada.

Para colocar um ponto final nesses casos, é preciso de muito esforço para que além de aprender a confiar no parceiro, também aprenda a ouvir a consciência, e interpretar essas situações sempre como algo novo. Somente assim, você conseguirá parar de relacioná-las aos sentimentos ruins que adotou nas situações passadas, como o ciúme doentio.

Então, não deixe mais um relacionamento com um incrível potencial, chegue ao fim por suas inseguranças do passado. Busque o seu autoconhecimento e do seu passado, e se liberte dos sentimentos que não cabem mais no seu presente!

Entenda mais sobre como acabar com os ciúmes como o Mentor Emocional, Rodrigo Fonseca, Aqui!

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter