Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / SIphotography Existem três formas de manter o controle emocional: ter cuidado com o excesso de responsabilidade, não se cobrar tanto e dominar suas emoções.

Todos enfrentam situações estressantes na vida cotidiana — seja nas demandas e prazos no trabalho, as dificuldades na criação dos filhos ou uma fase de desorganização na vida financeira. Manter o controle emocional pode ser um grande desafio, mas é fundamental para enfrentar essas adversidades, controlar a ansiedade e gerenciar o cansaço emocional que essas situações podem acarretar.

Sintomas do cansaço emocional

  • Falta de concentração;
  • Cansaço persistente;
  • Irritabilidade;
  • Reações agressivas e desproporcionais;
  • Falhas na memória;
  • Perda da produtividade;
  • Falta de apetite sexual;
  • Ansiedade;
  • Baixa imunidade.

Como lidar com o cansaço emocional e manter o autocontrole?

A maneira como lidamos com os problemas cotidianos e as frustrações que eles causam pode afetar a saúde e ocasionar um desgaste metabólico que leva ao esgotamento emocional. Para barrar esse cansaço e promover o controle emocional, é necessário tomar algumas atitudes, confira:

Tenha cuidado com o excesso de responsabilidades

Cuidado com a tendência de chamar todas as responsabilidades para si, de tentar agradar a todos e ser muito centralizador. Não tenha receio em pedir ajuda de outras pessoas para resolver problemas que você não está conseguindo lidar sozinho. Fora isso, estabeleça as prioridades e resolva uma coisa de cada vez. Outra dica importante: aprenda a dizer não!

Não se cobre tanto

Pessoas que se cobram demais geralmente são muito perfeccionistas, e pequenas atividades podem se tornar um grande projeto que demanda muito tempo e energia. Para não ficar sobrecarregado, aprenda a lidar com suas imperfeições e limitações. Entenda que você não precisa ser o melhor sempre, mas sim dar o seu melhor de acordo com o contexto da situação.

Domine suas emoções

Aprender a controlar suas emoções é fundamental para que elas não dominem sua vida e prejudiquem seus relacionamentos.  Desenvolver o autoconhecimento é a chave para se tornar uma pessoa mais equilibrada e aprender a lidar melhor com as frustrações. Quando não nos conhecemos o suficiente, fica mais difícil identificar os próprios gatilhos internos que desencadeiam as mudanças de humor, crises de raiva e as inseguranças paralisantes.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Quando um indivíduo está passando por um processo de esgotamento emocional, as pressões psicológicas podem interferir no organismo e desencadear doenças mais sérias como depressão, síndrome do pânico, hipertensão, gastrite e úlcera.

As doenças físicas funcionam como alertas para indicar que algo não vai bem com as nossas emoções. O desenvolvimento da Inteligência Emocional é fundamental para identificar as causas desses desajustes e, assim, adquirir ferramentas para entender a fundo as causas dos problemas emocionais.

 

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

As crianças e adolescentes sentem a tensão dos longos períodos dentro de casa. Então, confira nossas dicas para cuidar da saúde mental neste momento.

Leia Mais ►

Como podemos nos beneficiar com a compreensão das nossas emoções, história de vida e comportamentos neste período de isolamento social? Confira.

Leia Mais ►

É preciso fazer algumas modificações na maneira como você lida e conversa com seus filhos adolescentes. Descubra como através da Inteligência Emocional!

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter