Agir por impulso: entenda o que é, e como eliminar esse comportamento

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Na imagem, há uma mulher sentada em uma mesa, com a feição de fúria. Ela está segurando um notebook em suas mãos, como se fosse batê-lo para quebrá-lo na mesa.

A definição mais simplificada e direta do que é agir por impulso, é agir sem pensar nas consequências. Ou seja, você deixa suas emoções do momento falarem mais alto do que o seu racional. Claro que, você não deve agir 100% do tempo através da razão. Até porque nem se quisesse, seria possível, já que nossas emoções existem para serem sentidas. O problema real se dá quando você perde a conexão com seu lado racional, para se entregar totalmente para o que sente no momento.

Os problemas em agir por impulso

Viver em função das emoções momentâneas, no primeiro momento, pode parecer aceitável, ou até mesmo melhor e mais prazeroso. Porém, é uma situação insustentável se considerar a longo prazo. Já que, você não consegue mais conquistar objetivos de longo prazo. Tudo o que você quer, você quer para ontem.

Imagine então, que você colocou como um objetivo, perder 5 kg. Para conquistá-lo, você planeja ir à academia durante os dias úteis da semana, e cortar as comidas mais gordurosas da alimentação. Porém, você não consegue, porque, por agir por impulso, você perde o foco diante qualquer tentação de vontade momentânea.

Outro problema é que, você se torna refém das suas emoções, e colocas as pessoas a sua volta na mesma situação. Ou seja, você reage de forma intensa a tudo o que sente, e quem está ao seu redor, sente sua reação. Dessa forma, você acaba criando um ambiente de medo para essas pessoas que sabem que você é uma pessoa explosiva.

Como a ansiedade influencia essa situação

Agir por impulso, muitas vezes é uma consequência da ansiedade. Pois, quando você tem imediatismo e se pressiona a fazer ou decidir algo, certamente, você não se dá a possibilidade de analisar os prós e contras do que está optando. No momento seguinte, você se arrepende e sente muito mal com você mesmo.

Como conter as ações impulsivas?

O primeiro passo, é você identificar se existe um padrão que te faz agir por impulso. Por exemplo, entender se é relacionado a momentos de raiva, compra, gula, ou outro.

Em seguida, é importante que você busque entender os fatores motivacionais que estão por trás desse hábito. A busca do autoconhecimento se torna fundamental nesse momento. Você precisa buscar na sua história, os acontecimentos que fizeram você desenvolver esse padrão de comportamento.

Não deixe mais as emoções dominarem a sua vida!

Leia sobre autoconhecimento Aqui!

Entenda mais sobre a relação entre o impulso e a questão financeira Aqui!

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter