Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / kithara Para alcançar o sucesso profissional é preciso desenvolver o autoconhecimento, saber encarar suas emoções, ter flexibilidade, aprender a perdoar e assumir suas responsabilidades.

Para ser um profissional bem-sucedido e construir uma carreira brilhante, não basta apenas investir em formação técnica e entregar bons resultados: é preciso ter entendimento e controle sobre as próprias emoções. Um profissional emocionalmente equilibrado consegue manter relações mais harmoniosas no ambiente corporativo, sabe lidar com imprevistos, frustrações e consegue encarar os desafios e demandas com mais equilíbrio.

Independentemente do campo de atuação, a vida profissional é repleta de metas, prazos, pressões e decisões a serem tomadas. Nesse contexto, reagir de maneira calma e segura é fundamental para responder às situações de estresse de maneira assertiva, assim como se relacionar de forma positiva com os colegas de trabalho e identificar as próprias qualidades individuais com o intuito de potencializá-las.

7 dicas de Inteligência Emocional para alcançar sucesso profissional

Desenvolva o autoconhecimento

O autoconhecimento é essencial para que o indivíduo reconheça suas principais habilidades e identifique os pontos que precisam ser melhor desenvolvidos. Dessa forma, o profissional consegue valorizar seus pontos fortes e encontra alternativas para superar suas dificuldades e fraquezas.

Encare suas emoções

Ao se deparar com uma emoção muito forte, a tendência do ser humano é negá-la, mesmo que isso seja feito de forma inconsciente. É importante reconhecer e entender os motivos que levaram ao surgimento de determinado sentimento, aprendendo a acolhê-lo e lidar com cada emoção de modo a superá-las. Aprender como as diferentes emoções interferem no seu comportamento é fundamental na vida profissional.

Tenha flexibilidade

É muito comum que as pessoas carreguem crenças limitantes e padrões de comportamento prejudiciais para a vida profissional. Refletir sobre esses padrões, identificar como eles surgiram e estar aberto a novas maneiras de encarar as situações é sinônimo de evolução profissional e pessoal. Além disso, desenvolver a flexibilidade e estar aberto para o novo é fundamental para não deixar que boas oportunidades escapem!

Assuma sua responsabilidade

O ser humano tem o hábito de tentar encontrar culpados quando algo não vai bem. Este comportamento é uma armadilha perigosa, que precisa ser evitada ao máximo. Assuma a responsabilidade por tudo o que acontece na sua vida e entenda que, de alguma forma, você permitiu que isso acontecesse. Encare o fato de que o único responsável pelas suas experiências é você mesmo.

Tenha resiliência

As pressões sempre estarão presentes no ambiente corporativo e, por esse motivo, trabalhar a resiliência no ambiente de trabalho é fundamental para garantir que o profissional não se desespere com os imprevistos e adversidades que surgirem.

Aprenda a se perdoar

Não perca tempo se punindo pelas falhas cometidas. Ao invés disso, prefira aprender com elas! Ao saber perdoar a si mesmo pelos erros e equívocos, fica mais fácil encontrar alternativas para evitá-los e ter disposição para corrigir a rota e mudar de comportamento.

Saiba se posicionar

Saber se posicionar de maneira firme e educada é um grande diferencial para a vida de um profissional. Saber dizer não quando necessário, ter em mente que é preciso ceder em determinadas situações e se comunicar de maneira segura são atitudes que precisam acompanhar toda a vida profissional de um indivíduo. Além disso, é preciso cultivar a honestidade, a transparência e a capacidade de ouvir a opinião de colegas, superiores e clientes.

 

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Caso você ainda não conheça o significado do termo “mindset”,

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter