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1. Autoconsciência

O primeiro grande passo que você precisa tomar, para se tornar um negociador mais eficaz, é aprimorar suas habilidades de autoconsciência. Você pode estar ciente de que está com raiva, mas se não estiver usando essa consciência para ajudar a controlar seu comportamento, isso não fará bem a você.

Em uma negociação, a autoconsciência significa controlar conscientemente suas emoções, resistir a impulsos e reações emocionais e redirecionar frequentemente sua atenção para se concentrar em como alcançar seus objetivos.

2. Motivação Interna

De todos os elementos fundamentais da Inteligência Emocional, a motivação é provavelmente o menos intuitivo. Costumamos falar sobre motivação em termos de trabalho e esportes, mas a motivação interna é um jogo totalmente diferente.

Ao contrário da motivação externa, que se concentra em recompensas como reconhecimento, dinheiro e status, a motivação interna se refere aos valores e paixões que nos levam a melhorar a nós mesmos. As pessoas que são motivadas internamente buscam oportunidades de crescimento pessoal e são mais propensas a entrar no “fluxo” – aquele estado de felicidade quando você está completamente absorto em uma atividade e pode usar todas as suas habilidades com maior facilidade.

Embora as negociações geralmente visam obter recompensas externas, tornar-se um negociador mais eficaz começa com a motivação interna. Antes que você possa ter um bom desempenho sob pressão, você precisa definir pequenas metas e praticar em situações de baixo risco. Praticar habilidades de negociação e sair da sua zona de conforto é simplesmente desconfortável – não há como contornar isso a não ser abraçar a jornada pessoal.

Pessoas motivadas internamente tendem a ver os fracassos como oportunidades de aprendizado e fazem um esforço para desenvolver o que aprendem em cada experiência. Ironicamente, isso também os torna mais propensos a colher os frutos externos de longo prazo.

3. Empatia

A empatia refere-se à capacidade de entender a perspectiva e as emoções de outra pessoa e responder de uma maneira que demonstre essa compreensão. Essa demonstração de compreensão é a base da comunicação eficaz e a base para a confiança, a conexão e a simpatia.

A empatia também é empoderadora.

Se você puder entender as emoções e percepções que estão impulsionando as ações de alguém, estará mais preparado para influenciar seu comportamento de maneira orgânica e duradoura. Quando você combina empatia com autoconsciência, você tem os ingredientes para conduzir a empatia tática – uma das táticas de negociação mais poderosas.

4. Habilidades Sociais

A capacidade de interagir e se comunicar com outras pessoas baseia-se fortemente nos outros três elementos desta lista. Para se comunicar habilmente em situações sociais, você precisa entender as emoções e os pontos de vista de outras pessoas e usar essas informações para monitorar suas próprias emoções e comportamento.

Dito isso, as habilidades sociais também são informadas pela cultura e pelo contexto – uma consciência mais ampla de como seu ambiente influencia percepções e ações. Em uma negociação, as habilidades sociais podem ajudá-lo a estabelecer rapport, extrair insights de seu ambiente, aliviar a tensão, captar outras sugestões não verbais e adicionar humor. Você vai se surpreender com o quão longe você pode chegar com humor adequado.

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