Paixão de carnaval: como lidar com os famosos “relacionamentos sem compromisso”

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / mmedp Existem diversos motivos para uma pessoas preferir os relacionamentos sem compromisso, uma delas é o medo de se envolver.

O carnaval é um dos feriados mais aguardados pelos brasileiros — seja para descansar, viajar, desfilar nas escolas de samba ou cair na folia nos bloquinhos de rua ou bailes. Além dos confetes e serpentinas, outro elemento famoso da maior festa de rua do país é o relacionamento sem compromisso. Confira algumas dicas para aproveitar esta época do ano da melhor maneira e lidar com os amores de carnaval:

Como lidar com uma paixão de carnaval?

Seja claro

Para que ninguém chegue na quarta-feira de cinzas com o coração partido, é preciso deixar muito claro o que está acontecendo e que se trata de um relacionamento sem compromisso. É preciso que as duas partes envolvidas saibam e concordem com a situação, de modo que os sentimentos e expectativas estejam alinhados, evitando decepções.

Tenha autoestima

Ter a autoestima elevada é fundamental para encarar esse tipo de relacionamento. Além disso, é importante que os indivíduos saibam administrar suas emoções.

Não crie expectativas

Esse tipo de relação necessita que todas as expectativas sejam deixadas de lado: viva apenas o momento.

Sem cobranças

Se você está em busca de um relacionamento sério e duradouro, procure alguém que tenha as mesmas expectativas. Não espere que o outro irá mudar por você.

Identifique padrões inconscientes

Todas as escolhas pessoais são baseadas em padrões emocionais construídos a partir das experiências vividas anteriormente. Por isso, é essencial saber identificar se o relacionamento sem compromisso é uma escolha pessoal ou uma imposição gerada por padrões limitantes. Pessoas que buscam apenas relacionamentos sem compromisso (em qualquer época do ano) geralmente têm modelos inconscientes que as levam a acreditar que esta é a melhor forma de se proteger de possíveis decepções.

Por que as pessoas se relacionam sem compromisso?

Se você prefere relacionamentos sem compromisso, confira se alguns desses padrões emocionais fazem sentido para sua vida:

  • Prioridade a outras áreas da vida, como amigos ou trabalho;
  • Medo de se envolver;
  • Algum trauma amoroso que levou a um bloqueio emocional;
  • Medo de responsabilidades;
  • Abandono ou rejeição durante a infância;
  • Dependência familiar excessiva.

É importante identificar se você vive relacionamentos sem compromisso por escolha ou por imposição desses padrões, que acontecem de forma inconsciente. Entenda o que existe por trás da sua realidade para viver em paz com a situação ou, se necessário, tentar resolver os conflitos internos por meio do desenvolvimento da Inteligência Emocional.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter