O que fazer para não se perder em tantas dúvidas no relacionamento amoroso

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / hrabar Todo relacionamento passa por crises e enfrenta dificuldades, e é importante ter autoconhecimento para resolver os conflitos com segurança.

Ninguém começa um relacionamento pensando na data em que ele vai acabar. Quando duas pessoas se encontram e começam uma caminhada juntas, elas entregam seu coração, confiam, cuidam, compartilham sonhos e revelam seus medos e defeitos. Isso é vivido com muita intensidade e com a esperança de que o relacionamento seja eterno.

Porém, é inevitável que o relacionamento passe por crises e enfrente obstáculos. Quando isso acontece, podem surgir dúvidas a respeito da continuidade da relação. Sentir que o parceiro está inseguro a respeito dos sentimentos pode machucar e desgastar a relação: quando a pessoa não sente segurança no outro, passa a se sentir rejeitada e sozinha.

Essa é uma das principais razões que levam muitos casamentos a se arrastarem por anos, mesmo diante de diversas incertezas, infelicidade e do distanciamento. Se você está passando por dúvidas no relacionamento e não sabe o que fazer, saiba que o autoconhecimento pode ser seu grande aliado para resolver esse conflito.

Dicas para não sofrer com dúvidas a respeito do relacionamento

Avalie

Reflita sobre quando as dúvidas começaram a surgir e qual gatilho gerou suas incertezas. Identifique se a crise no relacionamento se iniciou após um acontecimento específico, como uma decepção, ou por algum fator externo — como outra pessoa que você ou seu parceiro conheceram. Os problemas também podem estar relacionados a mágoas acumuladas, insatisfações e falta de aceitação.

Faça uma projeção

Muitas pessoas projetam um modelo de romance e de parceiro perfeitos. Com o tempo, porém, a realidade mostra que relacionamentos não são contos de fadas e que as pessoas não são perfeitas. Muitas pessoas podem se frustrar e se decepcionar com essa situação, criando dúvidas em relação aos seus sentimentos.

Se você se identificou, abandone a ideia de que relacionamentos são contos de fadas: momentos difíceis não significam falta de amor e estão presentes em todos os relacionamentos.

Tenha individualidade

Quem não tem autoconhecimento acaba perdendo a si mesmo em um relacionamento: o indivíduo perde sua personalidade, se afasta de sua essência e abandona sua individualidade. Por não se reconhecerem mais, acabam se questionando sobre tudo, incluindo o seu relacionamento e seus sentimentos.

Não deixe que sua vida passe a girar em torno do seu parceiro e da relação. Sua família, seus amigos e as coisas que você gosta de fazer são tão importantes quanto a relação, e não devem ser deixados de lado.

Admire

Quando esperamos que as pessoas mudem, perdemos a admiração que temos por elas, pois estamos focados no que precisa ser diferente. Com isso, podem surgir dúvidas se a pessoa realmente é aquilo que você quer.

Reflita: você ainda é capaz de admirar o outro, mesmo com todas as suas limitações e dificuldades? Você consegue enxergar o que essa pessoa tem de positivo? Tenha em mente que só vale a pena continuar se você realmente for capaz de admirar a pessoa por aquilo que ela é.

Compreenda a relação

Identifique as necessidades que existem por trás da relação, sabendo o que você busca no parceiro e o que ele busca em você. Muitas pessoas buscam suprir suas carências no outro e, dessa forma, o amor acaba sempre ficando em último lugar. Se você sente que a pessoa não está suprindo suas necessidades, você pode sentir duvidas no relacionamento.

Cuide das suas emoções e de você, pois ninguém além de você pode suprir as suas carências e necessidades.

Seja verdadeiro com você

Terminar uma relação sempre nos coloca diante do novo e do desconhecido: os hábitos mudam, os programas são diferentes e os planos precisam ser reavaliados. Seja honesto com você mesmo e questione seus sentimentos, avaliando se você não está apenas acostumado ao relacionamento.

O que faz você acreditar que esse romance deve prosseguir? O que você teria que enfrentar caso não continuasse a relação? Esteja certo de que você não está apenas escolhendo o caminho mais fácil e abrindo mão daquilo que lhe faz feliz.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter