© Depositphotos.com/misterjabmail.gmail.com A exaustão emocional pode aparecer por diversos tipos de esforços seja em relacionamentos, trabalho e em outros meios.

Os dias podem ser cada vez mais cansativos por conta da rotina e problemas que ocorrem no trabalho, casa e em outros aspectos, e os momentos de descanso mental estão sendo menos aproveitados do que deveria.

Quando somos fortes por muito tempo, temos o perigo de acabar tendo uma exaustão emocional que é a sobrecarga de esforço.

Causas da Exaustão Emocional

O esgotamento emocional pode ser originado pela falta de reciprocidade, pois as pessoas que sofrem disso são aquela que se doam muito pelos outros e se preocupam em dar sempre o melhor de si, mas que não são correspondidas da mesma maneira.

As pessoas que se esforçam muito para dar tudo de si para as relações, trabalhos podem acabar deixando de cuidar de si próprio, e como o recebimento não é na mesma intensidade, pode parecer que a pessoa é mais forte que outras e que pode aguentar tudo.

Sintomas

Falta de motivação

A pessoa que está com exaustão emocional, faz as coisas como se não fossem capazes de elaborar verdadeiramente, não sentem nenhuma alegria no que faz. Elaborando as atividades como se fosse algo obrigatório que se faz o tempo todo e mecanicamente.

Cansaço físico

O dia começa sem motivação nenhuma, a pessoa espera que o dia seja cheio de tarefas exaustivas. Já acorda com a espera de um dia doloroso.

Insônia

Como tem muitas coisas em sua mente, a pessoa com exaustão emocional tem dificuldades em dormir.

Dificuldades para pensar

A pessoa tem um raciocínio mais lento já que se sente mais confusa e mais cansada por conta dos esforços de sempre elaborar as atividades e se dedicar a outras pessoas.

Superando a Exaustão Emocional

Quando você não cuida das emoções, as pressões psicológicas refletem em seu corpo, trazendo dores físicas que podem desencadear doenças mais sérias, como hipertensão arterial, arritmia, gastrite, úlcera, ansiedade, síndrome do pânico e depressão.

Desenvolva sua Inteligência Emocional e autoconhecimento com o Lotus. É necessário conhecer a si mesmo e aprender a lidar com as emoções para ser uma pessoa equilibrada e em paz com você mesmo. Se transforme e aprenda a cuidar de si, e tirar esse tempo que precisa para se cuidar.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% do brasileiros – 30 milhões de pessoas – sofrem com a dor. Ou seja, precisamos realmente prestar atenção nos sintomas dessa condição e nas causas emocionais que podem influenciar seu surgimento.

Leia Mais ►

Pesquisar online uma reação física qualquer é algo fácil, até automático, certo? Porém, essa “curiosidade” tem limite e quando ele é ultrapassado, surge a hipocondria.

Leia Mais ►

A interação entre fatores genéticos, ambientais e psicológicos podem levar ao desenvolvimento dessa doença silenciosa. Porém, são os fatores psicológicos e emocionais que funcionam como um gatilho para o transtorno vir à tona.

Leia Mais ►

Inscreva-se para receber nossa newsletter