Entenda como influenciar positivamente as pessoas no trabalho é bom para si mesmo

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Toda ação tem uma reação — se você empurra algo, será empurrado de volta. Isso acontece porque os pensamentos, sentimentos, palavras e comportamentos são magnéticos: tudo o que você faz cria uma vibração que atrai o mesmo a curto, médio ou longo prazo. Por isso, se você quer receber o bem, faça o bem.

Perceba como fica sua energia quando você fala mal de alguém. Perceba sua vibração quando você faz um elogio ou motiva alguém. Tudo o que você faz volta para você em forma de energia, emoção ou experiência.

Quando influenciamos as pessoas positivamente, tiramos o foco dos nossos problemas. Nesse momento, podemos perceber que, se somos capazes de ajudar o outro, também podemos resolver nossos problemas.

Atitudes positivas no trabalho

O ambiente de trabalho é formado por constantes desafios, metas a serem batidas, diferenças interpessoais e disputas entre colegas de trabalho. Atitudes e palavras positivas fazem toda a diferença para criar um clima de harmonia e excelência na rotina de trabalho, e cada pessoa tem um papel importante na construção do ambiente, incluindo você.

Uma pessoa que influencia positivamente o ambiente dificilmente é afetada por pessoas negativas, criando uma proteção que afasta as vibrações negativas. Dessa forma, cada pessoa que tem atitudes positivas traz dois benefícios: espalha a energia e não se contamina, evitando a multiplicação da negatividade.

Faça sua escolha

Você pode escolher entre influenciar negativamente ou positivamente. A maioria das pessoas aprende a colocar o foco da atenção apenas no erro e no negativo. Desse modo, acabam passando o resto da vida sempre exaltando o lado negativo das coisas, o que as leva a construir pensamentos, palavras e atitudes negativas.

Por isso, a primeira coisa a fazer é perceber qual tipo de atitude e pensamento está no seu automático, descobrindo como transformar essa realidade. Dentre as atitudes abaixo, perceba o que é mais presente na sua vida:

– Reclamar ou agradecer?

– Criticar ou elogiar?

– Amedrontar ou motivar?

– Enxergar possibilidades ou obstáculos?

A partir da percepção das questões acima, você se considera uma pessoa com mais atitudes positivas ou negativas? Em seguida, avalie:

– Como essa forma de pensar e agir interfere na sua vida, na relação com outras pessoas e nos ambientes que você convive?

– Qual movimento precisa fazer para mudar ou melhorar essas atitudes?

Coloque essas atitudes no papel e mãos à obra!

Como influenciar pessoas no trabalho de maneira positiva

Veja algumas atitudes simples que você pode incluir no seu dia a dia para influenciar positivamente as pessoas no trabalho:

– Sorria, deseje bom dia e abrace;

– Ajude quem tiver com alguma dificuldade;

– Ensine algo que você sabe;

– Fuja de fofocas;

– Fale sobre quantos sonhos você pode realizar por meio do seu trabalho;

– Pergunte quais os maiores sonhos das pessoas;

– Console alguém que esteja em um momento difícil;

– Agradeça por um trabalho bem feito;

– Ouça uma pessoa que precisa desabafar;

– Aprenda a lidar com os erros dos outros;

– Mostre o lado positivo para alguém que reclama de algo sem razão;

– Fale ”por favor” e “obrigada”;

– Respeite as diferenças;

– Converse com as pessoas mais caladas e chame-as para almoçar;

– Envie mensagens de motivação e reconhecimento;

– Elogie alguém publicamente;

– Seja paciente;

– Tenha gestos solidários, como arrecadar coisas para doação.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Agora que você sabe que influenciar as pessoas afeta sua vida e o mundo, o que você escolhe: influenciar negativamente ou positivamente?

Você sabia que é possível mudar a sua atitude e adotar posturas mais positivas por meio do desenvolvimento da Inteligência Emocional? Quando você é capaz de controlar suas emoções, aprende também a lidar com as adversidades da vida e a maximizar os momentos de alegria.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter