O poder dos pensamentos positivos

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Faça o seguinte teste: durante três minutos, pense que uma situação real da sua vida dará errado e perceba como você se sente. Agora, por mais três minutos, pense que essa mesma situação vai dar certo e avalie como você se sente em relação a isso.

É comprovado cientificamente que os pensamentos são capazes de desencadear respostas químicas que fortalecem ou enfraquecem o indivíduo. Isso porque, para cada tipo de pensamento, o cérebro ativa a produção de diferentes hormônios — que podem causar bem-estar ou estresse e desconforto.

Aos olhos da Inteligência Emocional, os pensamentos são magnéticos, e emitem uma frequência capaz de influenciar as coisas e pessoas que nos cercam. Ao pensar de maneira positiva, você entra em uma frequência positiva, atraindo coisas benéficas para sua vida. O oposto também acontece e, portanto, quando você pensa negativamente, cria uma frequência negativa que atrai coisas negativas para sua vida.

Isso não quer dizer que ter pensamentos positivos faz com que todos os seus problemas se resolvam automaticamente. Para que os sonhos e projetos se concretizem, é preciso agir positivamente e adotar atitudes positivas na sua vida. A forma como enfrentamos as diversas situações do cotidiano interfere diretamente na maneira que pensamos e atraímos situações.

A Inteligência Emocional e os pensamentos

Se podemos escolher a qualidade dos nossos pensamentos, o ideal é escolher ter apenas pensamentos positivos em relação às coisas e a nós mesmos. Na prática, entretanto, as coisas acontecem de forma diferente: para situações idênticas, algumas pessoas são capazes de manter o otimismo, enquanto outras são extremamente pessimistas.

Isso acontece porque cada um de nós foi ensinado a pensar de determinadas maneiras. Os pensamentos têm uma relação direta com a história de vida dos indivíduos, com o sistema de crenças pessoais e com os aprendizados e experiências vivenciadas ao longo da vida. Pensamentos rígidos e críticos trazem crenças de fracasso, enquanto pensamentos flexíveis e positivos trazem crenças de sucesso.

Toda vez que tem um pensamento crítico, você entra em contato com seu sistema de crenças negativas — que foi construído desde o seu nascimento. Quando somos crianças, ouvimos informações e as registramos de acordo com nossas interpretações do momento. Crenças do tipo “eu não sou capaz”, “eu não consigo”, e “eu não mereço” são coisas que um dia você ouviu de alguém e acreditou que era verdade. Se não questionarmos essas crenças, todos esses pensamentos se tornarão os guias das nossas vidas.

Por outro lado, ao ter pensamentos positivos, você acessa seu sistema de crenças positivas. Se você cresceu ouvindo palavras de otimismo e incentivo — como “você é amado”, “você pode ser feliz”, “você consegue”, “eu acredito em você” e “o mundo é bom” —, certamente terá pensamentos e atitudes mais positivas em sua vida.

Esse processo é totalmente inconsciente e, se você deseja assumir o controle sobre seus pensamentos para atrair uma freqüência positiva em sua vida, é preciso trazer consciência para crenças que estão escondidas em suas memórias. É necessário reconstruir tudo aquilo que você ouviu, de modo a criar suas próprias verdades.

Reconstruindo suas crenças e pensamentos

Reconstruindo crenças limitantes

Identifique de maneira consciente qual é a crença que mais limita sua vida. Sem se importar de onde ela veio, questione essa crença e verifique se ela realmente atua em todos os momentos de sua vida.

Se a sua crença identificada for “eu não sou capaz”, pergunte-se: eu nunca fui capaz? Não fui capaz de realizar nada do que me propus a fazer? Quantas coisas já realizei? Por outro lado, se você acredita que a vida é muito dura e ruim, reflita: minha vida é tão difícil assim? Em todas as áreas? Quantas coisas eu faço com facilidade e tenho sucesso?

Desconstrua todas essas crenças com fatos reais, mostrando a você mesmo que nada é uma verdade absoluta.

Reforçando crenças construtivas

Agora pense sobre as crenças que mais lhe trazem segurança. Lembre-se de todas as vezes que ouviu “você é capaz”, “você é inteligente” ou “a vida é maravilhosa” e reforce essas crenças mentalizando situações que as confirmem e que lhe façam pensar positivamente.

Direcione seus pensamentos

Se, minutos antes de entrar em uma apresentação, você lembrar de uma situação na qual fracassou, todas as sensações relacionadas ao fracasso serão carregadas para este momento. Porém, se você mentalizar uma situação em que obteve sucesso, levará consigo todas as sensações de sucesso.

Todas as pessoas têm memórias de dor e de prazer, de fracasso e de sucesso, responsáveis por impulsionar ou paralisar. O grande segredo é focalizar e direcionar os pensamentos para as coisas positivas. Trata-se de um exercício que pode e deve ser praticado e aperfeiçoado.

Percebeu como os pensamentos positivos estão muito além de apenas pensar que “a vida é bela”? Se você quer entender melhor, conhecer suas crenças mais profundamente e assumir o controle de sua vida, procure o treinamento de Inteligência Emocional da SBie e comece seu processo de mudança.

Imagem: © Depositphotos.com / mesike

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter