Inscreva-se para receber nossa newsletter

Como você se relaciona verbalmente com as pessoas? Com seus filhos, cônjuge, pais, irmãos, colegas de trabalho, equipe? A maioria das suas palavras são positivas e amorosas ou negativas e agressivas?

A forma como nos comunicamos diz muito sobre quem somos e qual é nossa visão de mundo. Isso porque as palavras são formas de expressão do nosso inconsciente que, a partir dos conteúdos internos, cria pensamentos e os transforma em palavras.

É comprovado cientificamente que os pensamentos e as palavras são capazes de desencadear respostas químicas que fortalecem ou enfraquecem o indivíduo. Para cada tipo de pensamento, o cérebro ativa a produção de diferentes hormônios, que podem causar bem-estar ou estresse e desconforto.

O poder das palavras

Palavras e pensamentos negativos ativam as crenças de fracasso, enquanto as palavras positivas ativam crenças de sucesso. As palavras têm uma relação direta com a história de vida dos indivíduos, com o sistema de crenças pessoais e com os aprendizados e experiências vivenciadas ao longo da vida, desde a infância.

Se ouvimos palavras positivas e frases de motivação durante a infância, recebemos afeto, reconhecimento, amor e tivemos comportamentos negativos corrigidos, desenvolvemos a autoestima de forma positiva e crescemos mais confiantes e confortáveis para ser quem realmente somos.

Ler, pensar ou verbalizar palavras é o suficiente para disparar respostas positivas ou negativas em uma pessoa, já que todo o seu conteúdo existe internamente e precisa de estímulos para se expressar. Entenda como as palavras podem representar estímulos construtivos ou destrutivos:

Pensamentos e palavras negativas (ditas ou ouvidas)

Pensamentos e palavras negativas fazem você entrar em contato com seu sistema de crenças negativas, que foi construído desde o seu nascimento: durante a infância, ouvimos informações e as registramos de acordo com nossas interpretações do momento. Crenças do tipo “eu não sou capaz”, “eu não consigo” e “eu não mereço” são coisas que um dia você ouviu de alguém e acreditou que era verdade. Se não questionarmos essas crenças, todos esses pensamentos se tornarão os guias das nossas vidas.

Pensamentos e palavras positivas (ditas ou ouvidas)

Palavras e pensamentos positivos ativam um sistema de crenças positivas. Se você cresceu ouvindo palavras de otimismo e incentivo (como “você é amado”, “você pode ser feliz”, “você consegue”, “eu acredito em você” e “o mundo é bom”), certamente terá pensamentos e atitudes mais positivas em sua vida.

Isso explica porque as palavras são capazes de transformar tanto a vida pessoal como a vida profissional. As palavras lidam diretamente com nossa capacidade de autorrealização e autoconfiança, criando um ambiente de vitória e sucesso ou de fracasso e derrota.

Palavras positivas e as mudanças significativas

A utilização de palavras positivas deve ser incorporada em todas as áreas da vida: na família, sociedade, empresa e especialmente em papeis de liderança.

As palavras são escolhas, e elas têm o poder de impulsionar ou desmotivar, inspirar ou desencorajar, ajudar ou magoar. Cada vez que falamos, temos a opção de influenciar positiva ou negativamente e, se você escolher agir de forma positiva, saiba que pode mudar a sua realidade.

As palavras positivas são um instrumento poderoso para nutrir, fortalecer e restaurar relacionamentos. Elas nos permitem mudar vidas — tanto a nossa quanto a das pessoas ao nosso redor.

Os pensamentos são magnéticos e emitem uma frequência capaz de influenciar as coisas e pessoas. Quando nos expressamos com cuidado, gentileza, respeito e gratidão, entramos em uma frequência positiva, atraindo coisas benéficas nas nossas vidas. Por outro lado, quando nos expressamos com grosseria, reclamando e encontrando culpados, entramos em uma frequência negativa, atraindo coisas negativas.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Caso você ainda não conheça o significado do termo “mindset”,

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter