Confira 4 dicas de como se livrar do sentimento de vingança

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Vaicheslav Para você se livrar do sentimento de vingança é preciso: ressignificar a situação, assumir sua responsabilidade e perdoar.

Nenhuma emoção ou sentimento é inútil: a principal função deles é gerar ações que protejam o indivíduo, garantindo sua sobrevivência. Quando alguém tenta nos prejudicar, por exemplo, é absolutamente normal sentir raiva a ponto de experimentar um desejo por vingança. Esse desejo é fruto de um mecanismo que nos impulsiona a agir em favor da nossa proteção. Porém, trata-se de uma reação primitiva, e cabe a nós saber canalizar essa energia em ações racionais e positivas.

Existe uma crença equivocada de que a vingança é uma libertação emocional que pode ajudar o indivíduo injustiçado a se sentir melhor. Embora essa sensação de recompensa realmente possa existir, ela dura pouco tempo no cérebro e acaba prolongando a frustração inicial que motivou a vingança. Ou seja: a pessoa acaba ficando ainda mais angustiada.

As decepções e frustrações, quando bem canalizadas, podem funcionar como uma mola propulsora para o desenvolvimento de uma pessoa. Se sentir injustiçado gera raiva, tristeza e rancor — e é natural sentir essas coisas vez ou outra. Porém, ao alimentar o sentimento de vingança, você pode desencadear quadros de ansiedade, estresse e depressão.

Dicas para se livrar do desejo de vingança

Ressignifique a situação

Sempre que passamos por uma situação difícil, que gera raiva e sentimento de injustiça, é importante encontrar meios para ressignificar a experiência e aprender com ela. Canalize todo o impulso e energia que situações como essa costumam gerar e os transforme em ações positivas para seu desenvolvimento.

Assuma sua responsabilidade

Superar qualquer trauma exige que você saia do papel de vítima. Por mais que a situação tenha sido injusta, quem sofreu com ela sempre tem alguma parcela de responsabilidade — talvez tenha faltado uma imposição de limites, por exemplo. É importante refletir sobre os motivos que fizeram você atrair essa situação para sua vida e, a partir daí, rever sua atitude.

Perdoe

Perdoar é a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo. Por mais que você tenha sido machucado e por pior que tenha sido essa decepção, o perdão pode te libertar do rancor e da amargura. Deixe o que aconteceu no passado e leve essa experiência como aprendizado, pois esta é a melhor maneira de seguir em frente e focar no que realmente importa: você.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Todas as pessoas podem aprender a administrar as frustrações da vida por meio da Inteligência Emocional. A raiva causada por uma “puxada de tapete” no trabalho, por exemplo, pode ser a chance para que a pessoa possa ir atrás de seus reais objetivos profissionais e finalmente buscar sonhos antigos que acabaram ficando na gaveta.

Se você deseja se livrar do sentimento de vingança, da raiva ou de qualquer outro sentimento que pode estar paralisando sua vida, conheça o Método LOTUS e se liberte desses padrões prejudiciais.

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter