Como promover a saúde mental no trabalho

Publicado em: 04/08/2017 Por: Equipe SBie

© Depositphotos.com / nd3000 Para manter a sua saúde mental no trabalho é preciso ser positivo e sempre se comunicar de forma assertiva.

Para promover e desenvolver sua saúde mental no ambiente de trabalho, é fundamental prestar atenção aos seguintes aspectos da sua rotina organizacional: comunicação, resiliência e atitudes positivas.

Pessoas mentalmente fortes geralmente possuem um nível elevado de autorrealização no ambiente corporativo, e a melhor maneira de mensurar como anda a sua saúde mental é refletindo a respeito de como está o seu nível de satisfação com a função que exerce dentro da empresa e sobre suas relações com colegas, clientes e gestores.

Dicas para promover saúde mental no trabalho

Saiba que o autoconhecimento é a chave

Quanto mais o profissional souber olhar para si mesmo e reconhecer suas próprias limitações, dificuldades, habilidades e pontos positivos, mais ele terá uma real dimensão daquilo que o motiva e das coisas que impedem seu desenvolvimento. Esse exercício é fundamental para se conhecer e, assim, ir atrás de seus verdadeiros objetivos profissionais, evitando desvios de rota e perdas de tempo com coisas que não agregam nada à vida profissional. Autoconhecimento e foco estão intimamente relacionados.

Canalize sua energia em ações positivas

Não gaste tempo e energia com fofocas, reclamações e pensamentos negativos. Enquanto você coloca sua atenção em situações desagradáveis e que não levam a lugar algum, acaba deixando de realizar tarefas importantes e coloca seu desenvolvimento em segundo plano.

Seja resiliente

A resiliência é capaz de transformar situações difíceis em desafios estimulantes. Profissionais que possuem essa característica conseguem manter o controle emocional diante dos problemas e sabem lidar com a pressão sem sofrer. Para manter a saúde mental em dia, é fundamental ter uma atitude positiva e não sofrer por antecipação.

Invista em uma comunicação sem ruídos

Comunicar-se de maneira fluida e assertiva é um dos pilares para uma carreira de sucesso e evita desgastes desnecessários. Isso porque as falhas na comunicação provocam perda de tempo e energia, refletindo de maneira negativa na produtividade e nas relações interpessoais.

Seja um profissional positivo

Ser uma pessoa positiva no ambiente de trabalho abre portas, melhora o ambiente e ajuda na construção de boas relações com as pessoas com quem você convive diariamente. Ser cortês, estar disposto a ajudar, trabalhar em equipe e saber influenciar os colegas de forma positiva são atitudes essenciais para garantir uma boa saúde mental no trabalho.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Para atingir uma boa saúde mental no trabalho e na vida pessoal, é fundamental ter consciência sobre suas emoções e como elas impactam em sua rotina e nos relacionamentos. Assim, é possível evitar que padrões de comportamento e crenças limitantes interfiram negativamente na sua produtividade e, como consequência, no seu desenvolvimento profissional.

Caso você esteja com dificuldades para administrar sua carreira e sente que chegou o momento de fazer algo para otimizar sua performance profissional, conheça o Método LOTUS — um treinamento de imersão que irá contribuir para que você conquiste mais estabilidade profissional e se tornar um ser humano mais realizado.

 

Translate »