Como lidar com amigos que se identificam com o fanatismo religioso?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / olly18 O fanatismo pode ser desenvolvido em pessoas com baixa autoestima e falta de identidade.

O fanatismo pode definido como excesso de admiração cega e veemente por algo ou alguém — seja um sistema, partido político, doutrina, religião ou até mesmo ídolos. Trata-se de um traço patológico que se desenvolve em indivíduos com baixa autoestima e falta de identidade. Por ter uma grande necessidade de ser melhor que os outros, a pessoa fanática se junta a um grupo para sentir-se forte e seguro.

Este estado psicológico de fervor é muito frequente em paranoides, sendo que a conduta desses indivíduos é marcada pelo radicalismo. O fanático possui uma visão binária (bem/mal) do mundo, sendo que para eles o mal reside naqueles que não pensam da mesma forma ou não acreditam em suas convicções.

Não conseguir lidar com as diferenças religiosas é um traço que está ligado à dificuldade de administrar as próprias emoções. Pessoas emocionalmente inteligentes, por outro lado, possuem uma mente aberta e uma postura menos rígida em relação às crenças alheias.

Fatores que podem desencadear o fanatismo

  • Pais violentos e inflexíveis;
  • Excesso de críticas;
  • Famílias disfuncionais;
  • Superproteção;
  • Baixa autoestima;
  • Insegurança.

Vale destacar que cada pessoa tem uma maneira única de pensar e se comportar. As crenças pessoais são construídas a partir da maneira como cada um interpreta tudo aquilo que viveu, e é natural que cada um tenha sua própria crença, que é baseada em suas próprias experiências. Para que a convivência com amigos fanáticos seja possível, é fundamental que haja respeito às diferenças religiosas.

É importante entender que essas pessoas têm a necessidade de ter razão e, por isso, encontram muita dificuldade para aceitar diferentes opiniões. Pessoas que foram muito protegidas durante a infância, em especial, não conseguem lidar com as frustrações e opiniões diferentes.

Dicas para lidar com amigos fanáticos

Não entre em conflito

Compreenda que as pessoas são diferentes e, naturalmente, têm pontos de vista diferentes. Por isso, evite entrar em questões sobre temas que podem causar conflitos.

Tenha flexibilidade

Quem age como o dono da verdade tem traços de inflexibilidade e rigidez muito marcantes na personalidade. É preciso entender e aceitar que essas pessoas possuem uma dificuldade real em conhecer outros pontos de vista e tendem a ficar limitados dentro da própria razão.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter