8 características de pessoas inteligentes que devemos desenvolver

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Syda_Productions A inteligencia emocional desperta nas pessoas a capacidade de aproveitar muito mais as possibilidades que lhes oferece.

Durante muito tempo, o potencial de uma pessoa era medido pelo Quociente de Inteligência (QI). A partir da década de 1990, porém, o conceito de Inteligência Emocional mostrou que a capacidade de lidar com as próprias emoções é a principal habilidade que precisa ser desenvolvida para alcançar o sucesso profissional e a estabilidade emocional.

A Inteligência Emocional consiste na capacidade de perceber e controlar as próprias emoções e usar esse autoconhecimento em seu favor. Esta habilidade nem sempre é uma característica inata, mas pode ser aprendida e trabalhada pelos indivíduos. Ao desenvolver sua Inteligência Emocional, as pessoas conseguem aproveitar muito mais as possibilidades que o mundo oferece e sentem-se mais completas em relação à própria vida.

Confira a seguir as principais características de pessoas emocionalmente inteligentes e identifique os diferenciais para quem almeja crescer na vida profissional e pessoal:

8 características de pessoas emocionalmente inteligentes

Empatia

A capacidade de se colocar no lugar do outro e tentar compreender os sentimentos e pensamentos alheios é uma característica de pessoas emocionalmente fortes.

Praticidade

Agir de maneira prática, principalmente em situações de pressão, e a capacidade de concentrar-se em resolver conflitos diz muito sobre o grau de Inteligência Emocional de um indivíduo.

Autoestima e autoconfiança

Pessoas emocionalmente inteligentes não se abalam com críticas, conseguem rir de si mesmas e não se ofendem com brincadeiras.

Capacidade de aprender com os erros

Entender que o erro faz parte do processo de aprendizado e não hesitar em fazer tentativas é outro traço fundamental dos emocionalmente inteligentes. É justamente com os erros que aprendemos, e eles são essenciais para a evolução pessoal.

Respeito às diferenças

Pessoas mais evoluídas emocionalmente aceitam as diferenças sem julgamentos.

Busca pelo aprendizado

Não se contentar com aquilo que já aprenderam e estar sempre buscando aprimoramento é uma característica muito positiva das pessoas que possuem Inteligência Emocional, que querem sempre aprender mais e não se deixam estagnar.

Ausência de receio à mudanças

Não se desesperar com as mudanças e entender que elas são necessárias, além de disposição e flexibilidade para se adaptar é uma forte característica de pessoas que possuem Inteligência Emocional.

Gratidão

Pessoas emocionalmente inteligentes cultivam um sentimento de gratidão pelo o que já possuem na vida e preservam o bom humor, a energia e o bem-estar.

Desenvolva a sua Inteligência emocional

Você costuma usar as emoções as emoções a seu favor? No Método LOTUS você irá descobrir como desenvolver a Inteligência Emocional na prática e terá a oportunidade de realizar um mergulho interior capaz de transformar a forma de viver suas emoções.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter