Inscreva-se para receber nossa newsletter

homem espiando celular da namorada
O ciúme patológico pode trazer muito sofrimento e levar um relacionamento ao fim.

Se você é ciumento ou já namorou uma pessoa ciumenta, sabe o quanto este sentimento é capaz de gerar conflitos e até destruir o relacionamento. O ciúme causa sofrimento para todas as partes envolvidas na relação e, dependendo do seu nível, pode ser considerado patológico.

Ciúme patológico e ciúme pontual

Embora algumas pessoas defendam que uma pequena dose de ciúme seja saudável, este é um sentimento que pode causar prejuízos na rotina do enciumado, trazendo sofrimento mesmo quando não há indícios de traição.

O ciúme patológico é caracterizado especialmente pela obsessão: o ciumento deixa de realizar suas atividades e se dedica a investigar e monitorar os passos da outra pessoa, podendo apresentar insônia, perda de apetite e sentimento constante de desconfiança. Nem a maior prova de amor pode reverter o ciúme patológico, pois ele está associado a questões psicológicas profundas e que precisam de tratamento específico.

O ciúme pontual, por sua vez, está associado a uma situação específica e pode ser considerado normal. Nesses casos, o enciumado não se sente ameaçado diante de todas as situações ou pessoas, e uma conversa sincera pode resolver a questão.

Por que as pessoas sentem ciúmes?

Identificar a origem do ciúme é o primeiro passo para se libertar desse sentimento que causa tanta dor e incômodo. Conheça abaixo as principais causas do ciúmes e compreenda melhor esse problema:

Falta de amor próprio

Quando alguém sofre com a falta de amor próprio, a tendência é colocar todas as suas expectativas no amor de outra pessoa. O problema dessa situação é que ninguém consegue suprir a ausência de amor próprio, e este indivíduo nunca será capaz de se sentir completo, mesmo controlando a vida do outro.

Insegurança

Pessoas inseguras não confiam em suas habilidades e capacidades. Por conta disso, se sentem ameaçadas diante de qualquer pessoa ou situação, mesmo que elas não apresentem riscos. Vença a insegurança emocional, tire o foco das coisas negativas e tenha segurança em seu relacionamento.

Necessidade de posse e controle

A pessoa ciumenta tem muito medo de não ser suficiente e acabar abandonada. Por isso, ela desenvolve a necessidade de se autoafirmar por meio do controle total sobre o amado. Quem deseja possuir outra pessoa deve entender que a confiança é um dos principais pilares de um relacionamento, enquanto o controle excessivo apenas desgasta o casal.

Medo de ser abandonado/rejeitado

Pessoas que foram abandonadas ou rejeitadas na infância tendem a se tornar adultos ciumentos, pois carregaram a crença de que podem se abandonadas ou rejeitadas a qualquer momento.

Se você foi abandonado ou rejeitado quando criança, faça o possível para entender o que aconteceu e perdoar o que ficou no passado.

Interpretações da infância

Diversas situações vividas na infância podem tornar a pessoa ciumenta. Os melhores exemplos são: o filho mais velho que precisou dividir a atenção da mãe com o irmão que acabou de nascer, ou a filha que se sentiu traída quando o pai traiu a mãe.

Olhe para sua história de vida e descubra o que existe por trás do seu comportamento ciumento. É importante que você dê novos significados às situações que trouxeram dor e que moldam a sua vida até hoje.

Ajuda psicológica para ciúmes

O ciúme é a consequência de uma série de questões psicológicas que precisam ser cuidadas e tratadas. Encontre a principal causa do seu ciúme e busque ajuda psicológica para superar esse sentimento que traz tanta dor.

Problemas como insegurança, autoestima, inferioridade e traumas de infância — que podem causar ciúme e tantas doenças emocionais — são causados pela falta de autoconhecimento e inabilidade de lidar com as emoções. Desenvolver sua Inteligência Emocional é uma das principais formas de tratar essas questões.

Imagem: © Depositphotos.com / innovatedcaptures

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Hoje, vamos compartilhar com você algumas dicas para economizar, e

Leia Mais ►

Hoje, em comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, nós

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter