Como faço para encontrar um novo amor depois da separação?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / martinan Embora seja um momento ruim, a separação traz a oportunidade de recomeçar e construir uma vida mais feliz.

Ninguém casa com a intenção de se separar. Pelo contrário: os matrimônios geralmente são repletos de planos, e o divórcio simboliza o rompimento de um sonho que era para a vida toda, mas que chegou ao fim. Por conta disso, a separação é um momento muito difícil e carregado de dor.

Apesar de ser um momento ruim, o divórcio pode trazer a oportunidade do recomeço, permitindo que os envolvidos construam uma vida mais feliz. A separação já não é mais vista como um tabu, e é comum que pessoas divorciadas encontrem um novo amor mesmo após ter sofrido as dores da antiga relação.

Porém, não são todas as pessoas que conseguem seguir um novo rumo após a separação. Muitos acabam se fechando, passando a sentir insegurança e medo de se relacionar novamente, afastando assim a possibilidade de encontrar um novo amor. Para quem está nessa situação, a dica é respirar e encarar a situação com Inteligência Emocional.

Dicas para encontrar um novo amor depois da separação

Cure as feridas

Antes de encontrar um novo amor, é preciso curar as feridas da última relação. Não deixe nada pendente, pois carregar mágoas só dificultará o recomeço. Se você magoou, peça perdão. Se foi magoado, fale para a pessoa o que te machucou e perdoe. Se você errou, perdoe-se. Abra o seu coração e fale o que precisa ser dito para que cada um siga o seu caminho livre de feridas.

Promova mudanças

Cada pessoa tem 50% de responsabilidade sobre o que acontece em uma relação. Reveja suas ações, pense na forma como você lidava com os problemas e avalie o que você exigia e o quanto doava no relacionamento. A partir daí, defina as mudanças necessárias para viver um novo amor de forma diferente.

Supra suas expectativas

Em uma relação, as pessoas costumam cobrar o amor e o reconhecimento do parceiro sem amar ou valorizar a si mesmo. Isso faz com que o indivíduo acabe depositando todas as suas expectativas no outro. Chegou o momento de dar a você tudo o que sempre exigiu do seu antigo parceiro: do que você mais sentia falta? Em vez de ficar desesperado e tentar colocar outra pessoa no lugar do seu ex, preencha suas expectativas e anseios com sua própria companhia.

Reencontre-se

Muitas pessoas perdem sua essência e se tornam reféns da relação. Tente lembrar quem você era antes do casamento, avaliando o que mudou, o que se perdeu e o que você ganhou. A partir daí, decida quem você quer ser daqui para frente.

Trate-se bem

Faça coisas que você gostava muito de fazer e acabou se perdendo em sua rotina de casado. Resgate os seus hobbies e velhos hábitos, vá ao cinema, saia para dançar, vá ao salão de beleza, saia com amigos que não vê há tempos, acorde mais cedo ou mais tarde, coma aquela comida que adora e aprenda a gostar de estar com você mesmo. Faça as coisas exclusivamente por você.

Experimente o novo

Mude o visual, encontre novas formas de se vestir, frequente novos lugares, conheça outras pessoas. Faça atividades físicas e experimente novas modalidades, permita-se mudar os seus hábitos e a sua rotina de modo a descobrir um novo estilo de vida e novas possibilidades.

Enfrente seus medos

A separação dispara diversos medos relacionados ao temor da rejeição e do abandono. Esses medos fazem parte de todo ser humano, e algumas situações da vida funcionam como um gatilho e contribuem para que eles venham à tona e distorçam a realidade. A separação pode ser um desses gatilhos, e é necessário superar esse medo para seguir em frente.

Limpe o seu coração

Alguns processos de separação levam anos para serem finalizados, especialmente quando o divórcio envolve filhos e bens. Por isso, é importante que a relação esteja resolvida dentro de você: ainda que muitas coisas estejam desajustadas, as questões emocionais precisam estar em dia para que você possa começar uma nova história.

Abra seu coração

Quando conhecer alguém, é fundamental que você não faça comparações e não deposite suas carências em cima dessa pessoa. Quando colocamos nossa felicidade nas mãos de outra pessoa, a relação se torna pesada para o outro e pode acabar se tornando um fardo.

Portanto, o ideal é que você se permita começar uma nova história, trazendo os aprendizados de toda a sua vida para essa relação, realizando todas as mudanças necessárias para construir um relacionamento saudável e duradouro.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter