Como agradecer um elogio vindo do chefe

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Jeanette.Dietl Ter o hábito de agradecer pode gerar no indivíduo emoções positivas, aumentando sua vitalidade e satisfação.

Mais que um comportamento ético, agradecer a um elogio — assim como pedir desculpas por um equívoco — é uma atitude que transmite controle e maturidade em relação às emoções, passando uma imagem positiva dentro do ambiente corporativo. Este é um tipo de conduta que garante a construção de um ambiente de trabalho mais harmônico, pois fortalece as relações profissionais.

Agradecer gera emoções positivas

Pessoas que têm o hábito de agradecer costumam se sentir mais satisfeitas com a própria vida, e geralmente colocam seu foco nos aspectos positivos da rotina. A capacidade de ser grato — seja com os feedbaks positivos recebidos do chefe e dos colegas ou em relação a qualquer outro tipo de acontecimento em todas as esferas da vida — eleva o nível de felicidade e a sensação de bem-estar.

Além disso, a gratidão funciona como uma espécie de blindagem contra emoções negativas como decepção, arrependimento e frustração. De acordo com a neurociência, a felicidade está diretamente ligada à capacidade de ser grato, uma vez que a gratidão ativa o sistema de recompensa do cérebro, liberando dopamina (uma das substâncias motivadoras da mente). Exercitar a gratidão, portanto, eleva os níveis de emoções positivas, aumenta a vitalidade e a satisfação do indivíduo.

Quem tem o hábito de ser grato tende a sentir menos inveja e ressentimentos e, quando se trata da vida profissional, dizer obrigado faz toda a diferença: mesmo que de forma inconsciente, a gratidão faz com que as outras pessoas sejam capazes de reconhecer seu papel e sua importância naquele contexto, diminuindo a necessidade de competição.

Por que as pessoas têm dificuldade para dizer obrigado?

Pessoas que sentem dificuldades para agradecer o outro costumam ser autossuficientes, apresentando também um certo bloqueio para pedir a ajuda dos outros. Geralmente, este é um traço de personalidade encontrado em indivíduos que precisaram se tornar independentes muito cedo e assumiram certas responsabilidades quando deveriam estar desfrutando da infância.

Isso também ocorre com pessoas que têm dificuldade em pedir desculpas e possuem resistência em assumir os próprios erros. Isso ocorre por conta do perfeccionismo, que costuma ser desenvolvido pelo excesso e cobranças durante os primeiros anos de vida.

Caso você se identifique com essas características, é preciso entender a importância de olhar para o lado positivo das situações, além de conviver melhor com os erros e reconhecer que todos precisam de ajuda em determinados momentos da vida profissional e pessoal.

Palavras positivas podem mudar sua carreira

As palavras positivas e a gratidão precisam ser incorporadas em todas as áreas da sua vida: amigos, família e empresa. Isso porque as palavras têm um poder enorme: elas são escolhas que têm o poder de impulsionar ou desmotivar o indivíduo, inspirando ou desencorajando. Cada vez que você fala e agradece, você tem a oportunidade de influenciar positivamente outra pessoa. Palavras positivas funcionam como um instrumento poderoso para nutrir, fortalecer ou restaurar relacionamentos — tanto profissionais como pessoais.

Portanto, elimine as palavras negativas do seu vocabulário e seja mais grato em seu dia a dia!

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter