Autopiedade: caminhando a passos largos para autodestruição

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / xload A autopiedade faz com que a pessoa se sinta inferior e coloque-se como vítima das situações.

A autopiedade é um estado de vitimização que surge quando indivíduo desenvolve uma grande dificuldade para lidar com situações adversas e começa a se colocar sempre no papel de coitado. Trata-se de uma avaliação deturpada de si mesmo, que afasta o indivíduo de suas próprias capacidades e virtudes.  Ao se colocar sempre como o sem valor, a pessoa acaba paralisada e entra em um estado de inércia.

Quem sente pena de si mesmo acaba entrando em uma armadilha, visto que se torna colecionador das suas próprias dores e sofrimentos. Pessoas que não conseguem se libertar ficam presas aos traumas e episódios tristes vivenciados no passado e tendem a ficar relembrando desses momentos com frequência e riqueza de detalhes. Esse comportamento se torna um ciclo vicioso, já que contamina toda a vida da pessoa e tudo o que acontece de novo é avaliado como uma repetição do passado.

A autopiedade coloca a pessoa em uma situação de inferioridade e fragilidade, colocando-se como vítima das situações e tirando sua responsabilidade sobre a própria vida. O hábito de vitimização e de culpar as circunstâncias pelos fracassos e dificuldades faz com que o indivíduo não saia em busca de condições favoráveis para planejar, agir e realizar. Pessoas que alcançam sucesso não acreditam em sorte, e sabem que as dificuldades são inevitáveis: a diferença é que, quando não encontram condições favoráveis, os vitoriosos se esforçam para criá-las.

5 atitudes para acabar com a autopiedade

Entenda que o fracasso faz parte da caminhada

Os erros são fundamentais para o processo de evolução do ser humano, assim como o sofrimento que eles causam. É importante entender que episódios que não foram felizes causaram dor, mas certamente também trouxeram aprendizados. Não ter medo do fracasso e de errar é fundamental para avançar e evoluir.

Esteja preparado para imprevistos

Todo caminho contém obstáculos, este é um fato inevitável. Ao invés de tentar evita-los ou perder tempo reclamando desses problemas, esteja preparado para enfrenta-los.

Tenha praticidade

Lidar de maneira prática com as situações negativas é uma excelente maneira de não tornar o problema maior do que ele realmente é. Perder tempo se lamentando não vai fazer com que os conflitos deixem de existir ou se resolvam sozinhos: é mais inteligente gastar essa energia para se concentrar e pensar em maneiras de resolver a questão sem maiores alardes.

Ressignifique seus traumas

Alguns acontecimentos deixam marcas profundas, especialmente por conta da interpretação que o indivíduo dá a eles. É fundamental atribuir um novo significado para as memórias que causaram dor, questionando o sentido que você dá ao trauma e deixando de se torturar por coisas que estão fora do seu controle.

Cuide das suas emoções

Não importa como ou quando os traumas emocionais que levam a autopiedade foram gerados: eles irão permanecer no seu subconsciente, seja como uma memória que trouxe aprendizado ou como uma dor que cria mecanismos inconscientes de proteção.

Muitas pessoas têm dificuldade para encontrar equilíbrio emocional porque estão presas a um trauma reprimido que leva à autopiedade. É impossível voltar no tempo e mudar o que já aconteceu, mas você pode dar novos significados e interpretações a esses acontecimentos, impedindo que eles prejudiquem sua vida. Desenvolva sua Inteligência Emocional com o Método LOTUS e saiba lidar com suas emoções!

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter