Agorafobia: conhecendo os principais sintomas do transtorno e como tratá-los

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / ginasanders Agorafobia é um transtorno que faz com que as pessoas tenham medo de lugares e situações que possam causar pânico, impotência ou constrangimento.

A agorafobia um distúrbio de ansiedade associado a crises de pânico. De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística de Associação Psiquiátrica Americana (DSM – IV), o transtorno causa comportamentos de esquiva e seu principal sintoma é a presença de um medo muito grande quando o indivíduo se encontra em locais ou situações que considera difícil de escapar ou de receber socorro. Em casos mais graves, o distúrbio pode comprometer a vida pessoal e profissional da pessoa.

Principais sintomas da agorafobia

Psicológicos

  • Medo de ir a lugares muito cheios;
  • Medo de sair sozinho;
  • Ansiedade;
  • Falta de vontade de sair de casa;
  • Tendência a evitar lugares muito amplos;
  • Baixa autoestima;
  • Perda de confiança.

Físicos

  • Falta de ar;
  • Tontura;
  • Náuseas;
  • Tontura;
  • Suor excessivo;
  • Aumento dos batimentos cardíacos.

Tratamento para agorafobia

O tratamento para este distúrbio vai depender do caso de cada indivíduo. Muitas vezes, alguns medicamentos são necessários para agir no sistema nervoso central e equilibrar os neurotransmissores, diminuindo a ansiedade associada ao problema. Porém, o uso de medicamentos serve apenas para aliviar os sintomas, e é preciso tratar o motivo que desencadeou o transtorno. A cura para a agorafobia está, na verdade, na descoberta e na ressignificação de suas causas.

Quando o indivíduo não olha para as questões psicológicas e emocionais, por mais camufladas que estejam, elas permanecem agindo dentro deles, podendo se manifestar a qualquer momento.

Como a Inteligência Emocional pode ajudar

As crises são desencadeadas por diferentes gatilhos e, por esse motivo, é importante conhecer seus processos internos e descobrir quais são os padrões dentro de você que desencadeiam esses transtornos. Experimente anotar em um papel o que aconteceu antes de uma crise começar e, assim, você poderá notar se há um padrão se repetindo. Ao fazer esse exercício de identificação, é possível verificar racionalmente o que aconteceu, deixando as emoções de lado.

É necessário desconstruir pensamentos limitantes que geram os pavores e as reações físicas da agorafobia. Se você tem medo de andar de elevador, por exemplo, você precisa falar sobre isso, entender as causas, o que você pensa que pode acontecer e considerar as reais probabilidades: quantos elevadores caem por dia? Aos poucos, enfrente esse medo mentalizando que tudo está bem, respirando fundo e trazendo a calma de volta à sua realidade.

Existem muitos métodos de controle para a agorafobia, e eles devem ser aplicados com a ajuda de profissionais. Por mais dolorosa que seja a situação, o problema pode ser curado a partir da união do autoconhecimento, tratamentos com medicamentos, psicoterapia e desenvolvimento da Inteligência Emocional.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter