6 dicas de Inteligência Emocional para se tornar uma pessoa mais centrada

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / baranq Para se tornar uma pessoa concentrada é essencial seguir algumas dicas, tais como: não deixar para depois, ter um propósito e se cobrar menos.

Nos dias de hoje, manter o foco e a concentração pode ser uma tarefa muito complicada para a maioria das pessoas. Isso porque a sociedade tem vivenciado uma época ultraconectada, em que as pessoas recebem uma enxurrada de estímulos a todo o momento: e-mail, Skype, Facebook, Instagram, Whatsapp, aplicativos de relacionamentos… e a lista segue.

Nesse contexto, ser uma pessoa centrada e focada nos objetivos requer uma boa dose de esforço, e é preciso pensar de maneira estratégica para conseguir dar conta de todas as tarefas diárias e cumprir todos os prazos sem se desvencilhar dos objetivos que foram traçados para a vida profissional e pessoal. Para te ajudar nesta tarefa, confira algumas estratégias de Inteligência Emocional que podem contribuir significantemente para o aumento do foco, da disciplina e concentração:

Dicas para se tornar uma pessoa mais centrada

Não deixe para depois

O famoso hábito brasileiro de deixar tudo para a última hora é um grande aliado da procrastinação. Não deixe para mais tarde as atividades que você considera mais chatas ou complicadas de realizar e, em vez disso, prefira começar o dia eliminando as pendências mais desagradáveis, de modo a garantir que o resto do dia se mantenha produtivo e motivado.

Cuidado com as distrações

Estipular horários é fundamental para não cair na tentação de postergar o que precisa ser feito. Divida bem seu tempo para que você consiga dar conta das demandas e encontre horários para relaxar ouvindo uma música, checando as redes sociais ou lendo um trecho do seu livro favorito.

Tenha um propósito

Para ser uma pessoa centrada, é preciso de foco. A alta produtividade está muito relacionada a propósitos e, nesse sentido, ter um objetivo bem definido é fundamental. Faça uma avaliação interna e acesse o que você verdadeiramente deseja alcançar e, com base nisso, trace as rotas que você precisa percorrer para conquistar esses objetivos.

Organize e planeje

O planejamento e a organização são itens fundamentais para ter foco e aumentar as chances de conquistar seus objetivos. Organize suas tarefas de acordo com a rotina e os horários, sempre planejando de acordo com a realidade e as prioridades.

Cobre-se menos

Se você é perfeccionista, provavelmente demora mais tempo que o necessário para realizar uma tarefa. Cuidado com a tendência de só enxergar o que está imperfeito e de nunca achar que suas realizações são boas o suficiente. Em vez de ser tão exigente e buscar metas inalcançáveis, dê sempre seu melhor e saiba que o resultado será proporcional a seu esforço.

Relaxe

Ter momentos para relaxar e se divertir é fundamental. Fuja da pressão do dia a dia por meio de atividades que proporcionem prazer e alegria. Lembre-se: é importante esvaziar a mente para esquecer os problemas e recarregar suas energias.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter