5 dicas de como estimular seu autocontrole mental

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / SergeyNivens Estimular o autocontrole mental pode auxiliar o indivíduo a ter um melhor equilíbrio emocional.

É preciso investir em uma alimentação balanceada, hábitos saudáveis e uma rotina de exercícios para manter um corpo saudável, correto? Com a nossa mente não é diferente! Para manter e desenvolver o autocontrole e a saúde mental, é importante estimular o cérebro, nutri-lo com pensamentos saudáveis e exercitá-lo.

O autocontrole mental e a força psicológica são fundamentais para o equilíbrio emocional, assim é possível otimizar sua performance social, emocional e psíquica. Confira algumas dicas que a SBie preparou e estimule seu cérebro para atingir o autocontrole:

Dicas para estimular o autocontrole mental

Saiba canalizar sua energia

Evite gastar tempo e recursos mentais com coisas inúteis ou com fatos que não podem sem controlados. Enquanto você concentra sua energia em coisas que não irão lhe lavar a nada, o que realmente é importante acaba sendo deixado de lado ou em segundo plano. O autocontrole reside em uma mente que é capaz de gastar energia em coisas benéficas e produtivas.

Desenvolva o autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é um exercício básico para estimular o autocontrole mental. Entrar em contato com a sua própria essência e entender quais são suas crenças fundamentais, potencialidades, características marcantes da sua personalidade e entender seus próprios limites é uma prática que precisa ser exercitada diariamente. Assim será possível analisar seus valores, anseios e reais objetivos em todas as esferas da sua vida. Buscar autoconhecimento é fundamental para conquistar o autocontrole e uma mente saudável.

Tenha objetivos claros

Definir objetivos e persistir neles é uma característica fundamental de pessoas mentalmente fortes. Assim como um atleta treina diariamente para atingir bons resultados, é preciso trabalhar sempre para poder alcançar suas metas de vida. Estipule objetivos, dos mais simples aos mais complexos. Pode ser aprender uma nova língua, viajar mais ou adotar uma rotina de exercícios. Lembre-se que os desafios estimulam a confiança e possibilitam o aprendizado em áreas que ainda não foram exploradas – potencializando o fortalecimento do cérebro e levando ao crescimento pessoal.

Saiba a hora de dizer não

Ser solicito e estar sempre disposto a ajudar as pessoas do seu convívio é uma característica excelente e uma atitude louvável. Porém, é preciso ter cuidado para que esse hábito não atrapalhe e comprometa sua rotina e planos. Saber dizer não quando necessário irá ajudá-lo a focar nas suas prioridades e evitar distrações desnecessárias.

Entenda e trabalhe suas emoções

Para atingir o autocontrole é fundamental ter consciência sobre suas emoções e como elas impactam suas ações e relacionamentos. A razão e a emoção precisam estar em um estado de equilíbrio para que o indivíduo consiga atingir todo seu potencial. Dessa maneira, é possível encontrar soluções criativas para os problemas, permanecer mais relaxado e flexível. Se você é uma pessoa mais racional, é possível desenvolver seu lado emocional entrando em contato com as artes, literatura e meditação. Caso você tenha um perfil mais racional, procure desenvolver o outro hemisfério do seu cérebro com exercícios de lógica ou aprendendo uma nova língua.

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter