3 dicas para te ajudar com a falta de confiança no namoro

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / AntonioGuillemF Uma relação marcada pela falta de confiança dificilmente é duradoura e traz felicidade.

A confiança é um dos principais pilares de um relacionamento amoroso, e uma relação marcada pela desconfiança dificilmente sobrevive e traz felicidade. Confiar em alguém, entretanto, nem sempre é uma tarefa fácil — especialmente quando um dos envolvidos não confia em si mesmo ou já passou por alguma desilusão que tenha abalado sua confiança nas pessoas.

O que gera a falta de confiança no namoro

Diversos fatores reais ou emocionais podem levar uma pessoa a não ter confiança no relacionamento. As situações reais que geram desconfiança estão relacionadas a experiências de traição, mentiras, fofocas, e decepções que foram vividas e não superadas. Em outros casos, a desconfiança nasce de processos emocionais relacionados a medos e inseguranças internas, que normalmente tem origem na infância.

Dicas para superar a falta de confiança no namoro

Supere as experiências do passado

Se você viveu uma desilusão que fez com que deixasse de acreditar nas pessoas, talvez seja o momento de superar essa dor e dar uma nova chance para a confiança. É importante identificar qual foi sua responsabilidade nesse contexto e o que você pode aprender e fazer para que essa situação não se repita em suas próximas relações. Enquanto você carregar o peso das dores do passado, não se abrirá para o que a vida tem para oferecer no presente.

Aumente a sua autoconfiança

Se o seu parceiro demonstra ser uma pessoa confiável e você não se sente seguro mesmo assim, é necessário aumentar sua autoconfiança. A falta de autoconfiança normalmente está associada à crença de incapacidade, um pensamento que é desenvolvido durante a infância.

Pergunte a si mesmo o que faz você acreditar que não é capaz e descubra seus principais valores e qualidades. Compreenda a origem de sua insegurança e ressignifique as experiências negativas, aprendendo a confiar mais em suas qualidades e ter mais confiança nas pessoas e nos relacionamentos.

Descubra a origem da falta de confiança

Compreender a origem da falta de confiança é o primeiro passo para vencê-la. É preciso identificar se a desconfiança está relacionada ao namoro ou a você mesmo. Caso seu parceiro realmente dê motivos para você desconfiar dele, converse a respeito de seu desconforto e avalie se vale a pena continuar o namoro.

Por outro lado, caso você identifique que o problema está em sua autoconfiança e você não consegue confiar em ninguém, é preciso se desenvolver emocionalmente para resolver a questão. Processos terapêuticos e treinamentos de Inteligência Emocional são ferramentas que trabalham a autoconfiança de maneira profunda e podem ajudar nesse processo.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter