Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / alphaspirit Pessoas falsas não são capazes de se aceitar como são e criam uma personalidade diferente para lidar com essa negação.

Quantas vezes você já se questionou sobre a honestidade e confiabilidade de uma pessoa? Por mais agradável e prestativa que ela seja, existe alguma coisa que te faz ficar desconfiado. Se você já passou por isso, fique atento: esse sentimento é comum quando estamos diante de pessoas falsas.

As pessoas falsas geralmente são boazinhas, simpáticas, gentis, prestativas e estão sempre fazendo tudo pelos outros. Quando viram as costas, porém, falam mal, criticam e difamam a imagem dos indivíduos. Afinal, o que existe por trás desses comportamentos tão contraditórios?

A falsidade é uma traição. Pessoas falsas traem a si mesmas porque não são capazes de se aceitar como são, e acabam criando uma ou mais personalidades para lidar com essa negação. Na maioria das vezes, este é um mecanismo tão inconsciente que a pessoa nem se dá conta de que está sendo falsa.

Como reconhecer pessoas falsas

Tudo o que uma pessoa falsa faz é motivado pela busca por aceitação e sensação de ser amado pelos outros, uma vez que ela não consegue aceitar e amar quem é. A falsidade é uma manifestação da baixa autoestima e insegurança: a pessoa não está satisfeita com ela mesma e acaba criando uma falsa personalidade.

Não é difícil reconhecer uma pessoa falsa, especialmente porque a verdade sempre aparece em algum momento. Veja as principais características das pessoas falsas:

  • São bajuladoras, vivem elogiando e estão sempre dispostas a ajudar e fazer de tudo pelos outros;
  • São agradáveis e boazinhas, sempre concordam com os outros, são atenciosas, comunicativas e simpáticas;
  • Raramente reclamam de algo, pois fingem estar sempre tudo bem;
  • Caem em contradição com frequência e estão sempre envolvidas com fofocas;
  • Têm o hábito de inferiorizar as pessoas sutilmente;
  • Costumam se intrometer em tudo, fingindo preocupação;
  • Quase nunca falam dos seus sentimentos, pois estão sempre preocupadas com a vida dos outros;
  • Vivem mostrando o lado negativo das coisas e os defeitos das pessoas, sempre com delicadeza, como se estivessem apenas abrindo seus olhos.

Como lidar com pessoas falsas na família

Seja neutro

A primeira coisa a fazer é não tentar desmascarar a pessoa, pois ela é tão manipuladora que acabará revertendo a situação e colocando a culpa em você. Deixe que o tempo e a vida se encarreguem disso.

Coloque limites

Se você sabe que a pessoa é falsa, não fique testando a falsidade dela. Em vez disso, imponha limites e estabeleça uma relação restrita a partir dos seguintes cuidados:

  • Tenha cautela a respeito das coisas que você conta da sua vida, e jamais revele segredos;
  • Não dê espaço para que ela fale da vida de outras pessoas para você;
  • Não dependa da pessoa para nada, e evite pedir favores;
  • Não fale da vida de ninguém para essa pessoa.

Incentive o autoconhecimento

Mesmo fazendo de tudo pelos outros e sendo falsamente amada e aceita, a pessoa falsa é infeliz e cheia de inseguranças, e estão sempre manipulando as pessoas e passando por cima de quem são para obter amor e aceitação do próximo.

No fundo, elas não têm autoconhecimento suficiente para se aceitarem como são, pois são focadas em suas limitações e não sabem reconhecer seu potencial. A melhor maneira de lidar e ajudar essas pessoas, além das dicas acima, é incentivando que elas busquem o autoconhecimento para aprender a se aceitar e se amar verdadeiramente.

Não vale a pena guardar ressentimento em relação a essas pessoas, pois elas já fazem muito mal para si mesmas.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Caso você ainda não conheça o significado do termo “mindset”,

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter