3 dicas de como lidar com pessoas falsas na família

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / alphaspirit Pessoas falsas não são capazes de se aceitar como são e criam uma personalidade diferente para lidar com essa negação.

Quantas vezes você já se questionou sobre a honestidade e confiabilidade de uma pessoa? Por mais agradável e prestativa que ela seja, existe alguma coisa que te faz ficar desconfiado. Se você já passou por isso, fique atento: esse sentimento é comum quando estamos diante de pessoas falsas.

As pessoas falsas geralmente são boazinhas, simpáticas, gentis, prestativas e estão sempre fazendo tudo pelos outros. Quando viram as costas, porém, falam mal, criticam e difamam a imagem dos indivíduos. Afinal, o que existe por trás desses comportamentos tão contraditórios?

A falsidade é uma traição. Pessoas falsas traem a si mesmas porque não são capazes de se aceitar como são, e acabam criando uma ou mais personalidades para lidar com essa negação. Na maioria das vezes, este é um mecanismo tão inconsciente que a pessoa nem se dá conta de que está sendo falsa.

Como reconhecer pessoas falsas

Tudo o que uma pessoa falsa faz é motivado pela busca por aceitação e sensação de ser amado pelos outros, uma vez que ela não consegue aceitar e amar quem é. A falsidade é uma manifestação da baixa autoestima e insegurança: a pessoa não está satisfeita com ela mesma e acaba criando uma falsa personalidade.

Não é difícil reconhecer uma pessoa falsa, especialmente porque a verdade sempre aparece em algum momento. Veja as principais características das pessoas falsas:

  • São bajuladoras, vivem elogiando e estão sempre dispostas a ajudar e fazer de tudo pelos outros;
  • São agradáveis e boazinhas, sempre concordam com os outros, são atenciosas, comunicativas e simpáticas;
  • Raramente reclamam de algo, pois fingem estar sempre tudo bem;
  • Caem em contradição com frequência e estão sempre envolvidas com fofocas;
  • Têm o hábito de inferiorizar as pessoas sutilmente;
  • Costumam se intrometer em tudo, fingindo preocupação;
  • Quase nunca falam dos seus sentimentos, pois estão sempre preocupadas com a vida dos outros;
  • Vivem mostrando o lado negativo das coisas e os defeitos das pessoas, sempre com delicadeza, como se estivessem apenas abrindo seus olhos.

Como lidar com pessoas falsas na família

Seja neutro

A primeira coisa a fazer é não tentar desmascarar a pessoa, pois ela é tão manipuladora que acabará revertendo a situação e colocando a culpa em você. Deixe que o tempo e a vida se encarreguem disso.

Coloque limites

Se você sabe que a pessoa é falsa, não fique testando a falsidade dela. Em vez disso, imponha limites e estabeleça uma relação restrita a partir dos seguintes cuidados:

  • Tenha cautela a respeito das coisas que você conta da sua vida, e jamais revele segredos;
  • Não dê espaço para que ela fale da vida de outras pessoas para você;
  • Não dependa da pessoa para nada, e evite pedir favores;
  • Não fale da vida de ninguém para essa pessoa.

Incentive o autoconhecimento

Mesmo fazendo de tudo pelos outros e sendo falsamente amada e aceita, a pessoa falsa é infeliz e cheia de inseguranças, e estão sempre manipulando as pessoas e passando por cima de quem são para obter amor e aceitação do próximo.

No fundo, elas não têm autoconhecimento suficiente para se aceitarem como são, pois são focadas em suas limitações e não sabem reconhecer seu potencial. A melhor maneira de lidar e ajudar essas pessoas, além das dicas acima, é incentivando que elas busquem o autoconhecimento para aprender a se aceitar e se amar verdadeiramente.

Não vale a pena guardar ressentimento em relação a essas pessoas, pois elas já fazem muito mal para si mesmas.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter