Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Zamurovic Dar presentes libera neurotransmissores que agem no sistema nervoso e pode ajudar a diminuir os riscos de desenvolver um quadro de ansiedade ou depressão

Os presentes de natal costumam estar acompanhados de um valor sentimental muito grande, já que se trata de uma época em que as pessoas costumam ficar mais sensíveis e carinhosas com familiares e amigos próximos. Além do tempo e da energia que é dispensada na procura de um item que faça com que a pessoa sinta-se feliz, um presente costuma envolver emoções e sentimentos que serão comunicados no objeto.

Presentes são formas de comunicação não verbal e o ato de presentear também ajuda a fortalecer a empatia, visto que, durante a procura pelo item, a pessoa que escolhe o presente precisa se colocar no lugar do outro para ter a percepção de como será feita a leitura do objeto escolhido e como ele será recebido.

Ao presentear um amigo ou familiar, o indivíduo não apenas demonstra seu cuidado e atenção, mas também acaba preenchendo a si mesmo quando dá algo para alguém. Essa atitude fortalece os vínculos da relação, trazendo mais harmonia e alegria para ambos.

Dar presentes libera neurotransmissores que agem no sistema nervoso e pode ajudar a diminuir os riscos de desenvolver um quadro de ansiedade ou depressão. Pensando em um contexto social, trata-se de algo complexo e importante para a manutenção das relações humanas.

Para a psicologia, dar presentes é ainda mais prazeroso do que receber e essa troca é responsável por ativar a liberação de hormônios que combatem a tristeza e proporciona uma sensação de bem-estar.

Trocar um presente é falta de consideração ou educação?

É claro que as pessoas possuem gostos diferentes e errar um presente não é nada de outro mundo. Porém, é fundamental saber reconhecer o valor emocional do item escolhido antes de resolver trocar por outra coisa na loja. Claro que o nível de intimidade e o grau de proximidade também precisam ser levados em conta.

Caso você tenha ganhado algo que realmente não combine com você e decida trocar a peça, lembre-se que o mais importante é que a pessoa lembrou de você e se preocupou em lhe dar algo que agradasse. Se ela errou na escolha, talvez seja uma chance de vocês se aproximarem mais e estreitarem a relação para que ambos possam se conhecer de maneira mais profunda.

Posts Relacionados

5 hábitos das pessoas emocionalmente equilibradas (e como adotá-los) Você

Leia Mais ►

  O impacto das emoções na sua produtividade: como usá-las

Leia Mais ►

  Por que algumas pessoas têm tanta autoconfiança (e como

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Formulário captação

Preencha os campos abaixo pra continuar