Violência Infantil: entenda os tipos e suas consequências na vida da criança

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Popularmente conhecida como a “Lei da Palmada”, a lei de número 13.010 foi aprovada em junho 2014, garantindo o direito da criança e do adolescente serem educados sem o uso de castigos físicos ou tratamento degradantes como formas de correção.

Embora a violência seja quase sempre associada à agressão física, é comum que a violência verbal também esteja presente no processo de educação dos filhos, e este comportamento é tão prejudicial para criança quanto a agressão física.

Isso porque a violência verbal e psicológica expõe as crianças ao que pode ser caracterizado como abuso emocional — que pode gerar consequências profundas para o resto da vida desses indivíduos.


Tipos de violência infantil

Insultos, agressões verbais, desvalorização e humilhação destroem a autoestima da criança de maneira gradativa e as consequências dessas situações serão sentidas pelo indivíduo ao longo de toda a sua vida.

Da mesma maneira que a criança está desenvolvendo seu corpo, ela também está construindo sua psique em um processo envolve as noções de autoestima, autoimagem e amor próprio.

As lembranças de palavras ofensivas e de negligência emocional na infância reduzem consideravelmente o otimismo e autoestima dos indivíduos adultos, além de aumentar sua impulsividade e favorecer o desenvolvimento de transtornos de ansiedade. Este tipo de agressão também pode trazer diversas outras repercussões à saúde, estando associado à depressão e síndrome do pânico.

Situações de desprezo, abandono e indiferença — assim como chantagens emocionais que geram sentimento de culpa — também são maneiras muito frequentes de agredir emocionalmente as crianças.

Outros comportamentos dentro da estrutura familiar também podem trazer problemas às crianças, tais como:

  • Ambiente familiar marcado por conflitos, pouco solidário e com comportamento individualista;
  • Abuso de álcool, drogas ou medicamentos;
  • Falta de respeito e afeto;
  • Críticas em excesso;
  • Regras muito rígidas;
  • Autoritarismo;
  • Cobranças e excesso de competição entre irmãos;
  • Famílias disfuncionais;
  • Conflitos familiares frequentes.


Quais são as consequências da violência infantil?

Além de transtornos depressivos, as agressões verbais e psicológicas podem causar diversos outros problemas. São eles:

  • Perturbações intelectuais e de memória: pesadelos, dificuldade de concentração, problemas com a memória, autoimagem negativa e sentimento de inferioridade;

  • Perturbações relacionais: timidez excessiva, isolamento, sentimento de culpa, falta de confiança e sentimento de impotência;

  • Distúrbios de ansiedade: medo, fobias, dificuldades para dormir, disfunções alimentares e sexuais;

  • Comportamento agressivo: filhos de casais violentos possuem muito mais chances de apresentar problemas comportamentais e desenvolver uma personalidade agressiva.


Como a Inteligência Emocional pode ajudar?

Famílias disfuncionais e que apresentam dificuldades de relacionamento geralmente são originadas pela presença de pais que não cuidam das próprias emoções e, como consequência, acabam reproduzindo os padrões que aprenderam durante a própria infância.

A dificuldade em educar os filhos de maneira harmoniosa, carinhosa e saudável está associada a questões internas que precisam de atenção e cuidado.

O treinamento LOTUS – Inteligência Emocional propõe justamente isso: olhar para próprias emoções e entender como os gatilhos internos interferem na maneira como você se relaciona com seus filhos, família, amigos e colegas profissionais.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter