Veja 3 dicas de como desenvolver o ócio criativo e saiba como é aplicado

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / alphaspirit Para desenvolver o ócio criativo é muito importante: fazer o que ama, ter hobbies e saber dividir o seu tempo.

Geralmente visto como um grande vilão da produtividade, o ócio criativo pode representar um momento de inspiração e inovação para a empresa. Domenico de Masi, renomado sociólogo italiano e autor do best-seller “O Ócio Criativo”, faz duras críticas às empresas que ainda se baseiam apenas nos resultados em relação às horas trabalhadas.

Para o especialista, é preciso que as organizações tenham em mente que a maioria das tarefas realizadas no ambiente de trabalho há algumas décadas consistia em atividades físicas e repetitivas. Portanto, a produtividade realmente era proporcional à quantidade de horas dedicadas à atividade e o ócio era prejudicial. Hoje em dia, porém, grande parte das atividades realizadas dentro das empresas é de origem intelectual e, para realiza-las, é importante que o colaborador desenvolva suas ideias com tempo para estudo e reflexão.

Dicas para desenvolver o ócio criativo

Faça o que ama

Trabalhar com aquilo que você gosta é o melhor caminho para ter mais produtividade e elevar a qualidade da função desempenhada dentro da empresa. Pessoas que trabalham com o que amam, que encontraram seus objetivos profissionais e que possuem uma missão tendem a se sentir mais realizadas e motivadas profissionalmente. Afinal, permanecer em um emprego apenas pelo salário e esperar para ser feliz nos momentos de folga pode ser muito frustrante e prejudicial para a saúde emocional.

Tenha um hobby

Ter um hobby é fundamental para dar um tempo de descanso ao cérebro e relaxar a mente para não sofrer com o estresse. Se dedicar a outras atividades que não estão relacionadas ao emprego proporciona satisfação pessoal, além da oportunidade de desenvolver novas habilidades.

Divida seu tempo

Uma pesquisa realizada pela psicóloga Mary Helen Immordino-Yang, da Universidade do Sul da Califórnia, apontou que a realização de pausas para ter momentos descompromissados é uma excelente maneira de alcançar maior criatividade e capacidade de inovação. Isso porque receber estímulos intelectuais e informações variadas o tempo todo pode atrapalhar o funcionamento natural do cérebro, afetando sua capacidade de organizar informações e causando uma sobrecarga que pode gerar uma série de distúrbios psicológicos.

Faça algumas pausas durante o horário de trabalho: escute música, leia uma notícia, levante para tomar um café e converse alguns instantes com um colega.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter