Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / alphaspirit Para desenvolver o ócio criativo é muito importante: fazer o que ama, ter hobbies e saber dividir o seu tempo.

Geralmente visto como um grande vilão da produtividade, o ócio criativo pode representar um momento de inspiração e inovação para a empresa. Domenico de Masi, renomado sociólogo italiano e autor do best-seller “O Ócio Criativo”, faz duras críticas às empresas que ainda se baseiam apenas nos resultados em relação às horas trabalhadas.

Para o especialista, é preciso que as organizações tenham em mente que a maioria das tarefas realizadas no ambiente de trabalho há algumas décadas consistia em atividades físicas e repetitivas. Portanto, a produtividade realmente era proporcional à quantidade de horas dedicadas à atividade e o ócio era prejudicial. Hoje em dia, porém, grande parte das atividades realizadas dentro das empresas é de origem intelectual e, para realiza-las, é importante que o colaborador desenvolva suas ideias com tempo para estudo e reflexão.

Dicas para desenvolver o ócio criativo

Faça o que ama

Trabalhar com aquilo que você gosta é o melhor caminho para ter mais produtividade e elevar a qualidade da função desempenhada dentro da empresa. Pessoas que trabalham com o que amam, que encontraram seus objetivos profissionais e que possuem uma missão tendem a se sentir mais realizadas e motivadas profissionalmente. Afinal, permanecer em um emprego apenas pelo salário e esperar para ser feliz nos momentos de folga pode ser muito frustrante e prejudicial para a saúde emocional.

Tenha um hobby

Ter um hobby é fundamental para dar um tempo de descanso ao cérebro e relaxar a mente para não sofrer com o estresse. Se dedicar a outras atividades que não estão relacionadas ao emprego proporciona satisfação pessoal, além da oportunidade de desenvolver novas habilidades.

Divida seu tempo

Uma pesquisa realizada pela psicóloga Mary Helen Immordino-Yang, da Universidade do Sul da Califórnia, apontou que a realização de pausas para ter momentos descompromissados é uma excelente maneira de alcançar maior criatividade e capacidade de inovação. Isso porque receber estímulos intelectuais e informações variadas o tempo todo pode atrapalhar o funcionamento natural do cérebro, afetando sua capacidade de organizar informações e causando uma sobrecarga que pode gerar uma série de distúrbios psicológicos.

Faça algumas pausas durante o horário de trabalho: escute música, leia uma notícia, levante para tomar um café e converse alguns instantes com um colega.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Caso você ainda não conheça o significado do termo “mindset”,

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter