Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos / masha_tace A solidariedade faz bem para o próximo e também para o seu organismo!

A tragédia que aconteceu na madrugada desta terça-feira (01/05/18) em São Paulo abalou todo o país. Por volta das 2h20 da madrugada, no Largo do Paissandu, um edifício ocupado por 150 famílias pegou fogo e desabou. Em casos de calamidade como essa, vemos uma mobilização por parte da população, que costuma demonstrar solidariedade e empatia com as famílias afetadas.

A Cruz Vermelha de São Paulo recebeu doações de todos os tipos para auxiliar as vítimas do incêndio, principalmente água, alimentos, roupas e itens de higiene pessoal. Logo no início da noite foram contabilizadas mais de 5 toneladas de doações, quantidade já suficiente para atender as 150 famílias. O excedente será direcionado para outras ações assistenciais e atendimentos emergenciais.

Solidariedade: pratique!

A mobilização da população diante do desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida foi surpreendente: milhares de voluntários se propuseram a ajudar as famílias que sofreram com a tragédia, enaltecendo a solidariedade e empatia com o próximo.

Estudos apontam que ajudar o outro é uma ação que aumenta os níveis de satisfação, melhora o humor, reduz o estresse e proporciona senso de propósito ao indivíduo. Isso porque, quando somos solidários e ajudamos o próximo, nosso corpo libera oxitocina — um hormônio que ameniza emoções negativas, o que gera uma sensação de bem-estar e ativa os centros de recompensa do cérebro.

Os benefícios da solidariedade para o organismo

A solidariedade faz bem para o próximo e também para o seu organismo! Não espere uma tragédia acontecer para ajudar quem precisa. Olhe ao redor e perceba a dor do outro, refletindo como é possível amenizá-la. Confira os benefícios em ser solidário:

  • Diminui nos riscos em desenvolver depressão
  • Queda nos níveis de ansiedade
  • Tira o foco dos próprios problemas e aumenta a sensação de bem-estar
  • Aumenta o sentimento de gratidão

A solidariedade é uma troca que beneficia ambos os lados. Podemos ajudar as pessoas com quem convivemos, ou então indivíduos que sequer conhecemos, de muitas maneiras. Seja com doações, com trabalho voluntário ou então com uma simples conversa, um simples sorriso. Não deixe de incluir a solidariedade em sua rotina e perceba os benefícios que ela trará para sua a vida e para sociedade de maneira geral.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

A vida cotidiana é repleta de situações estressantes e, muitas vezes, não conseguimos sair desse estado emocional. Então, como mudar isso?

Leia Mais ►

Quantas vezes você já pensou: “Como fazer que as pessoas gostem de mim?”. Essa sensação de rejeição e a carência afetiva são os principais fatores que podem fazer com que uma pessoa acredite que ninguém será capaz de amá-la e valorizá-la.

Leia Mais ►
autossabotagem o que é

A autossabotagem é definida pelo medo que a pessoa tem de correr riscos e assumir novas responsabilidades. Como identificar isso?

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter