Saiba quais os principais tipos de sensações emocionais

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Sentavio Os principais tipos de sensações emocionais são: alegria, tristeza, medo e raiva.

Sensação é uma reação a qualquer estímulo que ativa áreas do córtex cerebral do indivíduo. Em geral, as pessoas reagem a estímulos externos, como sons e luz, e internos — associados às emoções. A principal função das emoções é garantir a sobrevivência do ser humano, visto que são elas que geram respostas e comportamentos responsáveis por impulsionar uma fuga ou uma ação.

As pessoas são bombardeadas por diversos estímulos em todos os momentos e, por meio de seus sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato), o cérebro cria reações a partir das percepções de cada um.

De onde surgem as emoções?

As emoções são repostas químicas baseadas nas memórias emocionais do indivíduo, e surgem a partir das rotas neurais e hormonais geradas pelos estímulos externos. O primeiro contato com as emoções acontece na vida intrauterina, quando as emoções e sentimentos dos pais são transferidos para o bebê durante a gestação: toda a alegria, amor, culpa, medo e tristeza que os pais possam sentir durante a gravidez também são sentidos pelo bebê.

Essas experiências, somadas às vividas até os sete anos de vida da criança, são responsáveis por desenvolver seus programas emocionais. Durante esse período, todas as emoções e experiências são registradas e interpretadas de acordo com os sentimentos, transformando suas interpretações em padrões emocionais e comportamentais que podem refletir por toda vida.

Quais são as emoções básicas do ser humano?

Em geral, as emoções básicas do ser humano são: alegria, tristeza, medo e raiva. Entenda cada uma delas a seguir:

  • Alegria: funciona como combustível e traz propósito para todas as coisas da vida;
  • Tristeza: funciona como um sinal que tem objetivo de alertar que algo não faz mais sentido, permitindo a descoberta de novos caminhos para que o indivíduo seja feliz;
  • Medo: é um mecanismo de defesa e proteção contra perigos reais ou criados pelo inconsciente;
  • Raiva: energia que gera movimento e impulsiona para a ação, sendo responsável pela superação de dificuldades quando bem canalizada e utilizada de maneira construtiva.

Sentimento X Emoção

A emoções são responsáveis por dar origem aos sentimentos, e estão completamente relacionadas entre si. Ter consciência de como você reage diante de cada emoção é fundamental para se recuperar de uma sensação negativa, e esse processo é fundamental para manter o equilíbrio emocional. As emoções são reações inconscientes, enquanto os sentimentos são uma espécie de juízo sobre emoções.

Diferença entre percepção e sensações emocionais

Embora as ideias de percepção e sensação geralmente sejam consideradas como sinônimos, esses conceitos são bastante distintos: a sensação é o resultado de algum estimulo recebido, enquanto a percepção é a maneira como interpretamos a sensação. Isso significa que a percepção depende de um contexto e é diferente para cada pessoa, já que cada um interpreta as sensações de acordo com a sua bagagem emocional e história de vida.

Uma emoção pode gerar diversos tipos de sensações, que podem gerar reações positivas ou negativas. O sistema límbico do cérebro, responsável pelas emoções e sentimentos, envia mensagens ao receber um estímulo, produzindo respostas e criando um estado emocional.

Desenvolvimento da Inteligência Emocional

Todas as pessoas podem desenvolver e melhorar suas emoções por meio do conhecimento, percepção e capacidade de administrar os estímulos que chegam em seu cérebro. A Inteligência Emocional pode ser treinada e aprimorada por meio da construção de novos hábitos, novas formar de pensar e agir. Se você quer desenvolver sua capacidade de lidar com as emoções, sentimentos e sensações, conheça o Método LOTUS: são três dias de imersão, dedicados ao desenvolvimento das suas habilidades interpessoais e autoconhecimento.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter