Rede social e relacionamento: como lidar com o ciúmes

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Lcosmo O cíumes por conta das redes sociais pode causar brigas desnecessárias entre o casal

É indiscutível que o advento das redes sociais e seu constante aprimoramento tem trazido melhorias e facilitado muito as relações interpessoais. Mas, ao mesmo tempo que é uma grande mediadora e um meio de interface entre pessoas de todas as partes do mundo, também tem gerado diversos problemas com relação à estabilidade de relacionamentos.

A internet acabou virando não somente uma plataforma de contato, mas também uma arma de destruição. Seus benefícios – como a aproximação de pessoas – são evidentes, porém, tem seu lado negativo: as redes sociais têm tornado pública a vida das pessoas.

Uma pessoa que embarca em um relacionamento tem a oportunidade de analisar e observar todas as coisas que o parceiro já postou e viveu, aprendendo muito sobre seu comportamento e seus gostos. O lado negativo disso é que toda essa exposição, as amizades virtuais e todos os comentários e fotos podem gerar crises de ciúmes em quem acessa o perfil.

Dicas de como lidar com o ciúme

Amizades

É válido ressaltar desde o começo que você possui amigos – inclusive, do sexo oposto – e que eles são importantes para você, mas que isso não precisa ser um motivo para ciúmes. É importante que o casal mantenha sua individualidade e preserve seu espaço; afinal, a base de um relacionamento é a confiança, e vocês, sendo um casal, tem uma relação de parceria, e não de dominância.

Exposição

A exposição nas redes sociais alimenta quem já tem tendência a ser ciumento. Nesse caso, é sempre interessante explicar que tal exposição gera insegurança, mas tenha sempre em mente que isso pode apenas ser algo criado pela imaginação.

Entenda seu parceiro

Procure não tomar atitudes que alimentam o ciúmes. Um exemplo: se seu parceiro se sentir desconfortável quando você curte a foto de alguém, evite este comportamento. Tente se policiar, uma vez que isso gera conflitos entre vocês e desgasta o relacionamento.

Quem procura, acha

Se você é uma pessoa ciumenta, não busque fuçar o perfil ou o celular de seu parceiro. Serão apenas gatilhos para gerar raiva e ciúmes em você, além de que muita coisa não é o que parece. Sempre que sentir essa vontade de buscar informações nas redes sociais, opte por perguntar ao seu companheiro ou companheira. O diálogo é sempre a melhor opção.

Esclareça

A dica mais importante é sempre deixar tudo devidamente esclarecido para que não haja desavenças desnecessárias. O diálogo é a melhor solução para todo tipo de problema, além de ser uma forma de vocês se conhecerem melhor e ponderarem pontos que gostam ou não nas atitudes do companheiro. Converse sempre que algo te incomodar e peça que ele tenha o mesmo tipo de atitude, uma vez que a comunicação é um fator que auxilia muito para a estabilidade de uma relação a dois.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se você tem problemas para controlar seu ciúme e quer aprender a lidar melhor com ele, venha para o Método Lotus, um treinamento de imersão cujo objetivo é promover o autoconhecimento e controle emocional, analisando seus comportamentos e como somente você pode mudá-los!

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter