Inscreva-se para receber nossa newsletter

Hoje, em comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, nós vamos entender melhor sobre as consequências para a saúde emocional de pessoas negras que sofrem com o racismo diariamente.

Racismo e saúde emocional

É importante começarmos a dar início ao assunto, tendo em mente que nós vivemos em sociedade racista. Mesmo que você não tenha consciência dessa situação, ou que você não a enxergue, ele é uma realidade. Ela está nos padrões de beleza, nas aulas de história das escolas, nas expressões que falamos todos os dias, e em muitos outros lugares.

Esse racismo estruturado na nossa cultura, atinge as pessoas negras de maneiras ainda mais profundas do que socialmente e economicamente. Sendo responsável por afetar também, a autoimagem dela mesma, a autoestima, e a confiança.

O problema em sentir constantemente a necessidade de reconstruir e aceitar a sua imagem, não apenas para si mesmo, mas também para os demais, gera um desgaste emocional imensurável. Muitas vezes, levando essa pessoa a negar e envergonhar-se de suas próprias raízes. Quando você passa por esse problema de negação da sua origem, você enfrenta problemas ainda maiores como crises de identidade e complexo de inferioridade.

Toda essa distorção da imagem e o abalo da autoestima, desestimula qualquer força que resta para lutar pela conquista do espaço e do direito básico de igualdade.

Como posso ajudar a combater o racismo?

Você pode ajudar essa luta de diversas maneiras. Como, por exemplo, podemos perceber que atitudes e falas racistas já estão presentes desde o período da escola. Geralmente, é o primeiro contato com essa questão para muitos. Mas é preciso considerar que crianças absorvem e reproduzem com enorme facilidade o que é exposto para elas. Dessa forma, é importante que no seu papel de adulto e responsável, se preocupe em apresentar referências de pessoas negras em diversas áreas. Como, por exemplo, nos padrões de beleza, na política, nas figuras históricas, e em todos os outros possíveis.

Leia também: BBB19: precisamos falar sobre racismo

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Hoje, vamos compartilhar com você algumas dicas para economizar, e

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter