Dia da Consciência Negra: As consequências do racismo para saúde emocional

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Hoje, em comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, nós vamos entender melhor sobre as consequências para a saúde emocional de pessoas negras que sofrem com o racismo diariamente.

Racismo e saúde emocional

É importante começarmos a dar início ao assunto, tendo em mente que nós vivemos em sociedade racista. Mesmo que você não tenha consciência dessa situação, ou que você não a enxergue, ele é uma realidade. Ela está nos padrões de beleza, nas aulas de história das escolas, nas expressões que falamos todos os dias, e em muitos outros lugares.

Esse racismo estruturado na nossa cultura, atinge as pessoas negras de maneiras ainda mais profundas do que socialmente e economicamente. Sendo responsável por afetar também, a autoimagem dela mesma, a autoestima, e a confiança.

O problema em sentir constantemente a necessidade de reconstruir e aceitar a sua imagem, não apenas para si mesmo, mas também para os demais, gera um desgaste emocional imensurável. Muitas vezes, levando essa pessoa a negar e envergonhar-se de suas próprias raízes. Quando você passa por esse problema de negação da sua origem, você enfrenta problemas ainda maiores como crises de identidade e complexo de inferioridade.

Toda essa distorção da imagem e o abalo da autoestima, desestimula qualquer força que resta para lutar pela conquista do espaço e do direito básico de igualdade.

Como posso ajudar a combater o racismo?

Você pode ajudar essa luta de diversas maneiras. Como, por exemplo, podemos perceber que atitudes e falas racistas já estão presentes desde o período da escola. Geralmente, é o primeiro contato com essa questão para muitos. Mas é preciso considerar que crianças absorvem e reproduzem com enorme facilidade o que é exposto para elas. Dessa forma, é importante que no seu papel de adulto e responsável, se preocupe em apresentar referências de pessoas negras em diversas áreas. Como, por exemplo, nos padrões de beleza, na política, nas figuras históricas, e em todos os outros possíveis.

Leia também: BBB19: precisamos falar sobre racismo

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter