Qual a diferença entre emoção e sentimento na psicologia?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Foto_vika Dentro da psicologia emoção e sentimento possuem uma grande diferença, uma vez que as emoções são movimentos inconscientes e os sentimentos são uma especie de juízos sobre essas emoções.

Emoções e sentimentos geralmente são dois conceitos frequentemente confundidos e tratados como sinônimos. Porém, a psicologia considera como movimentos diferentes: as emoções são inconscientes, enquanto os sentimentos são uma espécie de juízo sobre essas emoções.

As emoções são respostas químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais, e surgem quando o cérebro recebe um estímulo externo. Os sentimentos são respostas às emoções, e dizem respeito a como a pessoa se sente diante daquela emoção. Uma vez que a emoção dá origem ao sentimento, esses dois tipos de reação estão completamente relacionados, e um sentimento também é capaz de desencadear emoções da mesma espécie.

Ter consciência de como você reage diante de cada emoção é fundamental para se recuperar de uma reação negativa. A palavra emoção vem do latim emovere, que significa energia e movimento. “Toda emoção que percebemos e usamos de forma negativa existe para nos ajudar a movimentar nossa vida, a mudar o que não está bom ou desequilíbrio. Se não movemos todas essas energias para fora, elas acabam gerando doenças ou dores dentro de nós”, explica Rodrigo Fonseca, especialista em Inteligência Emocional e Presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie).

A origem das emoções e sentimentos

As primeiras emoções e sentimentos começam a surgir ainda dentro do útero materno: todos os medos, tristezas, raiva, alegrias, amor e culpa que os pais sentem são transferidos para o bebê.

A partir dessas experiências e até os sete anos de idade, o indivíduo desenvolve seus programas emocionais. Durante esse período ele registra e interpreta todas as emoções e experiências de acordo com seus sentimentos, transformando suas interpretações em padrões emocionais e desenvolvendo comportamentos que podem refletir por toda a vida.

Aprenda a direcionar suas emoções

A raiva, tristeza, alegria e o medo contribuem diretamente para a sobrevivência e o desenvolvimento do ser humano. Quando bem direcionadas, podem impulsionar e proteger as pessoas de diversas situações do cotidiano, uma vez que todos são capazes de melhorar e desenvolver suas emoções. A Inteligência Emocional pode ser treinada e aprimorada ao construir novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.

Desenvolva sua capacidade de lidar melhor com as suas próprias emoções e sentimentos. No Método LOTUS você desenvolverá, ao longo de três dias, suas habilidades interpessoais, autoconhecimento e sua Inteligência Emocional

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter