Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / Foto_vika Dentro da psicologia emoção e sentimento possuem uma grande diferença, uma vez que as emoções são movimentos inconscientes e os sentimentos são uma especie de juízos sobre essas emoções.

Emoções e sentimentos geralmente são dois conceitos frequentemente confundidos e tratados como sinônimos. Porém, a psicologia considera como movimentos diferentes: as emoções são inconscientes, enquanto os sentimentos são uma espécie de juízo sobre essas emoções.

As emoções são respostas químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais, e surgem quando o cérebro recebe um estímulo externo. Os sentimentos são respostas às emoções, e dizem respeito a como a pessoa se sente diante daquela emoção. Uma vez que a emoção dá origem ao sentimento, esses dois tipos de reação estão completamente relacionados, e um sentimento também é capaz de desencadear emoções da mesma espécie.

Ter consciência de como você reage diante de cada emoção é fundamental para se recuperar de uma reação negativa. A palavra emoção vem do latim emovere, que significa energia e movimento. “Toda emoção que percebemos e usamos de forma negativa existe para nos ajudar a movimentar nossa vida, a mudar o que não está bom ou desequilíbrio. Se não movemos todas essas energias para fora, elas acabam gerando doenças ou dores dentro de nós”, explica Rodrigo Fonseca, especialista em Inteligência Emocional e Presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie).

A origem das emoções e sentimentos

As primeiras emoções e sentimentos começam a surgir ainda dentro do útero materno: todos os medos, tristezas, raiva, alegrias, amor e culpa que os pais sentem são transferidos para o bebê.

A partir dessas experiências e até os sete anos de idade, o indivíduo desenvolve seus programas emocionais. Durante esse período ele registra e interpreta todas as emoções e experiências de acordo com seus sentimentos, transformando suas interpretações em padrões emocionais e desenvolvendo comportamentos que podem refletir por toda a vida.

Aprenda a direcionar suas emoções

A raiva, tristeza, alegria e o medo contribuem diretamente para a sobrevivência e o desenvolvimento do ser humano. Quando bem direcionadas, podem impulsionar e proteger as pessoas de diversas situações do cotidiano, uma vez que todos são capazes de melhorar e desenvolver suas emoções. A Inteligência Emocional pode ser treinada e aprimorada ao construir novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.

Desenvolva sua capacidade de lidar melhor com as suas próprias emoções e sentimentos. No Método LOTUS você desenvolverá, ao longo de três dias, suas habilidades interpessoais, autoconhecimento e sua Inteligência Emocional

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Hoje, vamos compartilhar com você algumas dicas para economizar, e

Leia Mais ►

Hoje, em comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, nós

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter