Briga de família: como reestruturar o relacionamento familiar?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos / ayeletkeshet O diálogo é extremamente importante para resolver qualquer tipo de conflito.

Uma briga de família pode surgir por diversos motivos: dinheiro, choque de personalidades, descaso, ciúmes, ou até mesmo negócios e decisões pessoais. Porém, é justamente em torno da instituição familiar que as formas de organização social se baseiam. Distúrbios no núcleo e no relacionamento familiar podem trazer sérias consequências para todos os integrantes, e, principalmente, para as crianças.

O ambiente familiar interfere no desenvolvimento de toda a estrutura psicológica e emocional da criança durante sua primeira infância (até os 7 anos). É extremamente necessário manter um convívio harmonioso, não apenas nessa fase, mas também, na adolescência e durante toda a vida.

Muitos conflitos familiares são frutos de decepções e frustrações que surgem a partir da confirmação de que as expectativas criadas em torno da relação não serão satisfeitas. Em muitos casos, esses compromissos firmados antes dão lugar a discussões intermináveis.

Também é muito comum que os conflitos familiares sejam gerados a partir de mal-entendidos. Os integrantes não conseguem ouvir outros pontos de vista e argumentam aparentemente a mesma coisa, de modo diferente.

É essencial saber respeitar, perdoar e compreender os outros. Esse é o primeiro passo para reestruturar a vida familiar e dar fim às brigas em família.

Como melhorar o relacionamento familiar após uma briga de família

Saiba escutar

O diálogo é extremamente importante para resolver qualquer tipo de conflito. Porém, é preciso saber escutar e, muitas vezes, evitar absorver o que o outro fala. De nada adianta ficar discutindo e faltando com respeito para com o outro se você não consegue parar, escutar e tentar entender um ponto de vista contrário ao seu.

Tenha empatia

É preciso entender que o ser humano acerta e erra, causa orgulhos e decepções, e que isso é normal. Não exija que o outro seja perfeito. Aceitar a forma que cada um demonstra seu amor é fundamental para um relacionamento familiar saudável, assim como entender que os outros possuem opiniões diferentes também.

Procure entender o ponto de vista de seus familiares e o porquê de pensarem assim.

Pratique o perdão

Guardar mágoas em relação à seus familiares só irá prolongar uma situação que poderia ter sido resolvida de maneira muito mais rápida. Libere suas tristezas, abra seu coração e fale a respeito de como você está se sentindo em relação à briga.

O perdão é a ponte entre o passado e o futuro; não se pode apagar o que já aconteceu, mas pode-se mudar a forma como você levará o resto da vida.

Assuma quando está errado

Saber reconhecer seus próprios erros é fundamental para a resolução de um desentendimento. É necessário assumir sua parcela de culpa no que gerou o problema, mas, também, devolver o restante da culpa para a outra pessoa.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se você quer melhorar seu relacionamento familiar e reestruturar sua família longe das brigas e desentendimentos, venha para o Método Lotus: um treinamento de imersão onde você refletirá sobre seus comportamentos e como você pode mudá-los para gerar mudanças espontâneas em todos os âmbitos da vida

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter