O que fazer para controlar uma crise de ansiedade?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

A ansiedade é um estado que pode ajudar ou prejudicar, dependendo da sua intensidade. Quando bem dosada, ela pode estimular a preparação e a ação, porém, quando em excesso, pode paralisar e impedir a reação do indivíduo.

A ansiedade comum está relacionada à preocupação. É quando você se preocupa antecipadamente sobre alguma coisa que ainda nem aconteceu — e, muitas vezes, pode nunca acontecer. A ansiedade comum diz respeito a ficar ansioso antes de um encontro, pois corre-se o risco de ser rejeitado, ou antes de uma prova, pois corre-se o risco da reprovação.

Esse tipo de ansiedade é totalmente útil, pois permite que a pessoa se prepare antecipadamente e até se planeje caso alguma coisa dê errado. Sem esse tipo de ansiedade, estaríamos totalmente vulneráveis aos perigos e ao desconhecido. Portanto, trata-se de um mecanismo de defesa que o ser humano desenvolveu ao longo dos anos.

Quando a ansiedade acontece repentinamente, em momentos em que não há nenhum risco real ou quando é tão intensa e duradoura a ponto de interferir nas atividades do cotidiano, ela pode ser considerada patológica. Os distúrbios de ansiedade são o tipo mais comum de distúrbios psiquiátricos.

A ansiedade patológica interfere diretamente no bem-estar e desempenho do indivíduo e não permite que ele se prepare para enfrentar situações ameaçadoras. A sensação pode ser tão desconfortável que, muitas vezes, as pessoas evitam situações simples para não sentir o desconforto da ansiedade.

Ansiedade e Inteligência Emocional

A ansiedade está totalmente ligada às emoções. Alegria, medo, tristeza e raiva podem deixar uma pessoa ansiosa em questão de segundos, especialmente se ela não souber como lidar com esses sentimentos. Nesse sentido, ter consciência de suas emoções e da forma como elas interagem com seus pensamentos e comportamentos é fundamental para não perder o controle e desencadear uma desnecessária crise de ansiedade.

O cérebro ativa a ansiedade de acordo com o surgimento de determinadas emoções e em situações que trazem ameaça — seja medo de perder alguma coisa, raiva por ter sido humilhado, alegria por algum evento especial ou tristeza. Trata-se, portanto, de um mecanismo de proteção a situações potencialmente desagradáveis.

Para evitar que a ansiedade se torne um problema, é preciso ter consciência sobre como reagimos a esses impulsos desagradáveis. O primeiro passo é identificar as emoções que trazem mais ansiedade e, aos poucos, tentar perceber que esta emoção não precisa necessariamente gerar ansiedade.

É necessário sair do automático e fazer com que esses processos de defesa do corpo se tornem uma escolha, de modo que você possa libertar o inconsciente dos mecanismos que o cérebro cria para lhe proteger.

Técnicas de respiração e relaxamento

Ter consciência da sua respiração é a melhor técnica para controlar uma crise de ansiedade. Porém, não adianta tentar respirar apenas durante a crise, pois você só estará piorando ainda mais as coisas. É preciso que a respiração correta se torne um hábito que favoreça o foco no presente, a calma e, consequentemente, a redução da ansiedade.

Cinco minutos por dia de inspirações e expirações longas e profundas, respirando pelo seu diafragma e relaxando o corpo, são o suficiente para perceber os benefícios das técnicas de respiração. Quanto mais consciente você for, maior será sua capacidade de lidar com as situações do dia a dia, e menor será a chance de ter uma crise de ansiedade.

Passo a passo da respiração

Desacelere a sua respiração e faça os seguintes passos:

– Esvazie os pulmões. Em seguida, inspire suavemente pelo nariz, contando devagar até quatro e deixando a barriga expandir;

– Expire também suavemente, contando devagar até seis. Tente respirar entre oito e 12 vezes por minuto, estabelecendo um ritmo confortável.

No início, você pode sentir que não tem ar suficiente, mas é importante resistir à vontade de inspirar rapidamente. Tente não respirar com a parte superior do peito, dando preferência ao uso do diafragma — o músculo imediatamente abaixo do tórax.

Se você realmente deseja controlar sua ansiedade, é fundamental que esteja consciente de sua vida, seus pensamentos e emoções. Para isso, é necessário parar, respirar fundo e dedicar algum tempo a você. Conheça nossos treinamentos de Inteligência Emocional e comece agora seu processo de mudança.

Imagem: © Depositphotos.com / stevanovicigor

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter