O poder da gratidão: os benefícios de agradecer

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / inesbazdar Se sentir grato traz a sensação de bem-estar, felicidade e realização.

Pessoas que têm o hábito de agradecer sentem mais satisfação e alegria com detalhes do cotidiano, uma vez que são capazes de colocar seu foco nos acontecimentos positivos do dia a dia. Quando o indivíduo possui a capacidade de se sentir grato pelas coisas que acontecem em sua vida, ele deixa de condicionar sua felicidade e bem-estar a acontecimentos específicos, passando a ter expectativas positivas a respeito da vida como um todo.

A gratidão funciona como uma espécie de blindagem para o indivíduo, mantendo os pensamentos protegidos de emoções consideradas negativas — como arrependimento, frustração e decepção. Isso porque o ato de se sentir grato faz com que a pessoa valorize seus acertos, tirando o foco das falhas e tropeços cometidos ao longo da vida.

A gratidão para a neurociência

A neurociência explica que a felicidade está diretamente relacionada com a gratidão: quando a pessoa se sente grata, ela ativa o chamado sistema de recompensa do cérebro, trazendo uma sensação de bem-estar. Dessa forma, o cérebro entende que algo positivo está acontecendo e libera dopamina, um neurotransmissor que é responsável pela sensação de prazer.

A dopamina é a substância que motiva as pessoas a irem em busca de seus objetivos e sonhos. Ela funciona como um ciclo de realização: quanto mais o indivíduo se sente feliz e realizado, mais seu organismo sente a necessidade de realizar outras metas. E quanto mais esse processo é reforçado, mais ele se desenvolve no corpo.

Exercitar a gratidão, portanto, eleva os níveis de emoções positivas, vitalidade e satisfação. Essa ação, entretanto, não significa ignorar os aspectos que precisam ser trabalhados e melhorados em outras esferas da vida: ao mesmo tempo em que é preciso ser grato, também é fundamental estar em constante evolução e desenvolvimento pessoal.

Dopamina: o hormônio do prazer

A falta de entusiasmo e a procrastinação podem estar relacionadas aos baixos níveis de dopamina no organismo. Produzida na glândula adrenal, essa substância é responsável por funções relacionadas à atividade motora, motivação, comportamento e atenção, sendo responsável por motivar e impulsionar o indivíduo para a ação. Quando se encontra em baixos níveis no organismo, a pessoa pode apresentar os seguintes comportamentos:

  • Dúvidas a respeito de si mesmo e de sua capacidade;
  • Falta de entusiasmo;
  • Procrastinação;
  • Desmotivação.

Clique aqui para saber como aumentar a dopamina e a serotonina, os principais neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade!

Como substituir pensamentos críticos por gratidão

Desde o momento de seu nascimento, o ser humano registra informações de acordo com suas interpretações e crenças. Pensamentos como “eu não sou capaz”, “eu não consigo” ou “eu não mereço” são resultantes de frases que foram ouvidas em algum momento da vida e foram registradas como verdade.

Alimentar esse tipo de crença limitante pode ser muito prejudicial para o indivíduo, pois podem fazer com que ele limite a evolução de várias esferas de sua vida. Por isso, é fundamental questionar esse padrão de pensamentos, de modo a evitar que eles se tornem verdades absolutas.

Exercício de Inteligência Emocional: veja alguns exemplos de crenças limitantes e analise se alguma delas está limitando sua vida. Questione seus padrões de comportamento, traga consciência para sua vida e verifique a maneira como esses pensamentos influenciam em sua vida.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter