O papel da Inteligência Emocional no conflito entre gerações nas empresas

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / photographee.eu A mistura de gerações dentro das empresas pode ser bastante benéfica para o crescimento profissional de cada colaborador.

A presença de profissionais de gerações diferentes no ambiente corporativo é uma preocupação que ganha cada vez mais destaque dentro das empresas. Isso porque é natural que exista algum tipo de conflito entre os profissionais, especialmente quando há grande diferença de idade entre eles. Cada geração tem sua própria maneira de se comportar, pensar, encarar a rotina de trabalho e se relacionar com os chefes e demais colaboradores, e é preciso entender essas diferentes características profissionais para potencializar os aspectos positivos e evitar conflitos.

Gerações profissionais e suas características

Baby Boomers

Formada pelos nascidos entre os anos 1946 e 1964, esta geração tem um perfil mais metódico e individualista. São pessoas pouco favoráveis a mudanças, mas que trabalham de forma árdua e podem ter mais dificuldades com as novas tecnologias.

Geração X

Compreende as pessoas que nasceram da década de 1960 até o ano 1979, sendo formada por profissionais com perfil mais dedicado e comprometido com os objetivos da empresa em que trabalham. Essa geração iniciou sua vida profissional mais cedo e tem o hábito de permanecer muito tempo no mesmo trabalho, apresentando uma certa tendência a se acomodar.

Geração Y

A Geração Y é formada por nascidos entre 1980 e 1995, e apresenta um perfil mais conectado e multitarefa. Esses profissionais têm mais habilidade com o trabalho em equipe e geralmente são mais ousados, embora não possuam tanto comprometimento com a empresa e apresentem um comportamento mais imediatista. Essas pessoas estudaram mais que as outras gerações, mas precisam aprender a segurar alguns ímpetos e ter mais paciência.

Como minimizar os conflitos entre as gerações

Essa mistura de gerações pode ser muito benéfica tanto para empresa quanto para o crescimento profissional de cada colaborador. O saldo dessa interação entre as diferentes idades depende da maneira como a própria empresa lida com os conflitos entre os diferentes perfis.

É necessário que a organização entenda que é preciso estimular uma troca constante entre os colaboradores, de modo a aumentar a criatividade e inovação nos processos e demandas. Desse modo, soluções alternativas podem ser encontradas e todos os profissionais têm a chance de contribuir com novas abordagens para resolver problemas e aprimorar o trabalho.

Vale destacar que o estresse e a insatisfação (fatores que normalmente geram os conflitos organizacionais) nascem da dificuldade de comunicação entre os funcionários, o que acaba gerando resistência por parte de todos. Nesse sentido, é importante que os gestores evitem ruídos na comunicação e trabalhem de modo a estimular os colaboradores a aumentarem sua flexibilidade e capacidade de negociação.

Invista em Inteligência Emocional

Para desenvolver a capacidade dos colaboradores, independentemente de qual geração eles sejam, e aprimorar os relacionamentos e a comunicação entre eles, é fundamental desenvolver a Inteligência Emocional dos funcionários. Ao aprender a lidar com as emoções, eles se tornarão mais capazes de criar relações saudáveis, construtivas e com menos conflitos entre gerações.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter