O aspecto emocional de xingar uma pessoa segundo a psicologia

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Para evitar a vontade de xingar uma pessoa é muito importante entender suas reações emocionais, questionar se realmente vale a pena tomar essa atitude e encontrar válvulas de escape.

O ato de xingar uma pessoa demonstra raiva e sentimento de ameaça, destacando-se como uma das formas que o ser humano encontrou para agredir ou se defender do outro. Esse é um comportamento que também ocorre quando acontece alguma coisa negativa e o indivíduo sente necessidade de extravasar sua frustração — é o caso, por exemplo, de quando uma pessoa bate com o dedinho em algum móvel e acaba soltando um palavrão, o que pode trazer sensação de alívio.

De acordo com estudo realizado pela Universidade de Keele, na Inglaterra, o ato de xingar ou falar palavrões pode realmente ajudar no alívio da dor. A pesquisa colocou 70 voluntários para realizar um teste prático em que todas pessoas colocaram as mãos na água gelada: em geral, os indivíduos que xingaram e falaram palavrões durante o teste apresentaram uma tolerância maior ao desconforto, além de uma menor variação no ritmo cardíaco.

Quando um indivíduo tem uma reação agressiva em relação a outra pessoa ou situação, ocorre uma alteração em sua amígdala, uma estrutura cerebral responsável pelas reações emocionais dos seres humanos. Uma das funções desta parte do cérebro consiste em acionar as principais reações ligadas à autopreservação, desempenhando um papel essencial na identificação dos riscos existentes e estimulando a ação.

Como evitar a necessidade de xingar outra pessoa

Entenda seus gatilhos

É importante observar suas reações emocionais para entender quais são os gatilhos que antecedem um momento de descontrole e agressão. Para isso, é necessário identificar os incômodos gerados e estimular um processo de racionalização, evitando que você responda de maneira espontânea.

Questione se vale a pena

Entenda que xingar é uma resposta exagerada e que dificilmente fará com que a situação seja melhorada— em muitos casos, falar um palavrão pode até piorar o problema. É necessário estar sempre monitorando o que está acontecendo em sua mente, questionando se vale a pena ter uma reação desproporcional ao ser fechado no trânsito, por exemplo.

Encontre válvulas de escape

É importante encontrar formas de extravasar suas emoções negativas para evitar reações intempestivas e que podem trazer arrependimentos. Respire, saia para dar uma volta, escute uma música ou ligue para uma pessoa querida. Lembre-se: se afastar de uma situação problemática é a maneira mais recomendada para se reencontrar o equilíbrio emocional.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

No Método LOTUS de Inteligência Emocional, o indivíduo vivencia três dias de imersão que o conduzem a uma reflexão profunda sobre o comportamento humano, trazendo consciência para os programas emocionais que disparam sentimentos nocivos e para os comportamentos indesejados que prejudicam suas relações. Dessa forma, é possível encontrar formas para reprogramá-los e gerar mudanças efetivas em sua vida.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter