Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / Mikhailava_Alesia Uma das coisas mais difíceis é conseguir manter foco para emagrecer, porém existem algumas dicas dentro da inteligência emocional ideias para alcançar a sua meta, uma delas é sempre ter confiança e emoções positivas.

Segundo estudo publicado pela revista científica Lancet, um quinto dos adultos brasileiros estão obesos. Isso representa quase 30 milhões de pessoas. As mulheres são que mais apresentam o problema: 23% delas são obesas, enquanto entre os homens o índice é de 17%.

Estar acima do peso traz complicações para autoestima, para a vida social e para a saúde do indivíduo. Isso porque a obesidade é um fator de risco para doenças como hipertensão, diabetes e câncer. Por isso, estar com o peso adequado vai muito além de estética: emagrecer, muitas vezes, é sinônimo de saúde e bem-estar.

Os principais métodos usados para emagrecer são as dietas, prática de atividade física, realização de procedimentos estéticos e até intervenções cirúrgicas. Embora todas essas medidas ajudem a perder peso e manter um corpo magro, também é importante entender como a sua mente tem poder sobre este processo de emagrecimento.

Preste atenção às suas emoções

Carência, culpa, raiva, solidão e ansiedade são sentimentos que podem provocar diferentes reações nas pessoas, e muitas acabam descontando essas emoções na comida. Quando as emoções agem em sua vida e você não consciência das reações que elas geram, a tendência é que você crie formas inconscientes de extravasar o desequilíbrio emocional. Descontar as emoções na comida é uma válvula de escape para desequilíbrios internos.

Sinais que você está descontando as emoções na comida

  • Comer mesmo quando não está com fome;
  • Descontar as situações de estresse na comida;
  • Comer para se sentir emocionalmente satisfeito;
  • Usar a comida como recompensa.

Dicas de Inteligência Emocional para manter o foco na dieta

Identifique as armadilhas

Faça uma lista com os hábitos que estão impedindo seu processo de emagrecimento e identifique as emoções que despertam sua vontade de comer. Elimine a fome emocional e trace caminhos para aliviar esses sentimentos sem a comida e encontrar alternativas práticas para acalmar seus sentimentos.

Comprometa-se

Após ter consciência do seu histórico alimentar e da sua relação com a comida, é hora de comprometer-se verdadeiramente com seus desafios para alcançar o resultado.

Estabeleça uma meta

Coloque no papel o peso que você deseja alcançar, quanto tempo é necessário e as estratégias que você irá utilizar para chegar lá.

Tenha confiança e emoções positivas

O processo de emagrecimento leva tempo e, mesmo quando a meta é alcançada, é necessário fazer a manutenção dos resultados. Para ter certeza da sua habilidade de alcançar o sucesso, mentalize diariamente como você irá se sentir quando atingir o peso que você colocou como meta e comprometa-se a gastar um minuto visualizando você mesmo dessa forma.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Caso você ainda não conheça o significado do termo “mindset”,

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter