Inscreva-se para receber nossa newsletter

Na imagem há uma mulher

Entenda como a insônia vem afetando tantas pessoas durante a quarentena, e descubra como acabar com ela de uma vez por todas!

Desde março estamos todos sentindo as consequências da quarentena que veio em decorrência do COVID-19. Muitas mudanças foram necessárias para nos adaptarmos a esse “novo normal”. Por exemplo, o trabalho remoto foi priorizado; os passeios de final de semana foram reduzidos; a prática de exercícios físicos acabou sendo deixada de lado; e a mensagem “se possível, fique em casa”, teve muitos adeptos.

Dentre todas essas adaptações necessárias para mantermos a nossa segurança e a de quem amamos, acarreta consequências físicas e psicológicas para todos. Por exemplo, uma das mais citadas, não apenas para a população brasileira, mas global, foi a insônia. Uma pesquisa realizado pela empresa The Bakery, aponta que cerca de 44% dos entrevistados afirmaram que enfrentam maiores dificuldades para dormir durante o cenário de pandemia.

O que causa a insônia?

Essa insônia durante a quarentena, é um sintoma que pode ter diversas causas. Porém, a quebra na rotina, que causa o desregulamento do relógio biológico, é a mais apontada como principal culpada. Pois, sem horários aproximadamente certos para ir dormir, acordar, comer, trabalhar, se exercitar, o seu corpo perde a sincronia com a sua agenda.

A exposição à luz solar, é mais um dos fatores que interferem na regulagem do relógio biológico. Sendo assim, quando você passa longos períodos dentro de casa, e exposto à luz de aparelhos eletrônicos, principalmente durante a noite, a percepção de claro e escuro do nosso corpo, acaba sendo afetada.

Afinal, como acabo com a insônia na quarentena?

Algumas das alternativas que tiveram maior aceitação pelas pessoas que passaram a sofrer de insônia durante a quarentena, foram a meditação, a prática de exercícios físicos, a melhora da alimentação, e o uso de aplicativos de monitoramento de sono. Pois, além dessas alternativas, é importante que você também busque não fazer cochilos durante o dia como uma compensação pelo sono perdido durante a noite. Assim como, procure reestruturar uma rotina com horários certos para cada atividade.

Leia também: Conheça os principais sintomas da insônia e como evitá-la.

Assista também: Como acabar com a insônia | Rodrigo Fonseca

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Caso você ainda não conheça o significado do termo “mindset”,

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter