Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / olly18 Procure ser justo com você mesmo. Já que a comparação com os outros é inevitável, que ela possua um boa dose de racionalidade.

Atire a primeira pedra quem nunca sentiu uma pontinha de inveja! Existem períodos em que a vida pode apresentar certos desequilíbrios em algumas esferas e isso acaba impactando nossa autoestima. Por consequência, acabamos acreditando que a vida dos outros é sempre mais equilibrada, abundante e feliz do que a nossa.

Mas vamos fazer uma reflexão: será que não é injusto compararmos os bastidores da nossa vida com o palco do outro? Um exemplo que podemos utilizar são as redes sociais. Já parou pensar como todos postam momentos felizes, em lugares bacanas e sempre estão realizando algo muito interessante. Claro que existem excessões, mas a grande maioria mostra apenas acontecimentos positivos.

Uma pesquisa realizada pela Royal Society for Public Health, do Reino Unido, mostra que as pessoas avaliadas – que ficam mais de duas horas por dia nas redes sociais -, estão mais ansiosas, deprimidas e com baixa autoestima. O estudo mostrou que a vida aparentemente perfeita nas redes, pode fazer com que as pessoas desenvolvam percepções irreais e acabam desencadeando sérios problemas e, um deles, é a inveja.

Como barrar o sentimento de inveja?

Acolha e entenda o seu sentimento

Assuma que esse sentimento existe! Após isso, procure investigar os motivos que o desencadearam. Ao perceber o que de fato traz a insatisfação, é possível encontrar caminhos para melhorar.

Desenvolva um olhar mais amoroso sobre você

Procure ser justo com você mesmo. Já que a comparação com os outros é inevitável, que ela possua um boa dose de racionalidade. Não esqueça de olhar para as suas qualidades e acertos. Entenda que todos tem defeitos: você e a pessoa em que você se espelha e admira.

Dedique-se ao autoconhecimento

Procure olhar para si mesmo e entender seus próprios valores. Após isso, faça o seguinte exercício: coloque no papel todas as metas que você almeja, seus sonhos e o que você gostaria de fazer. Quando trazemos nossa consciência para o que desejamos realizar de fato, não perdemos tempo com inveja ou comparações equivocadas.

Não lute contra o que não depende de você

Existem coisas que podemos trabalhar e nos dedicar para aprimorar. Já outras, estão fora do nosso alcance. Não perca tempo lutando contra coisas que são imutáveis.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional é capaz de criar as competências necessárias para que as pessoas descubram seu real potencial, descubram seus valores e quais traços comportamentais limitantes que podem barrar o sucesso. Conheça o Método LOTUS  e elimine crenças limitantes que atrapalham sua vida.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Caso você ainda não conheça o significado do termo “mindset”,

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter