© Depositphotos.com / Jeanette.Dietl
A falta de controle emocional pode abalar suas finanças de maneira drástica.

Não importa o quantia de dinheiro que você administra, a quantidade de bens que você tem ou o montante necessário que você deseja acumular para viver de uma forma tranquila. Uma coisa é certa: a falta de controle emocional pode abalar suas finanças de maneira drástica.

Recentemente, a Caixa Econômica Federal, com o aval do governo, liberou uma quantia para saque imediato do FGTS. Mas, antes do impulso agir, preciamos pensar realmente se necessitamos desse dinheiro e o que será feito com ele.

Diversos fatores, como dificuldades emocionais relacionados à vaidade, incapacidade de escutar outras opiniões e a falta de Inteligência Emocional, podem levar ao descontrole de suas finanças.

Confira 4 dicas para controlar suas finanças assertivamente:

  • Seja otimista, mas mantenha os pés no chão

Gerenciar riscos é fundamental e, para isso, é necessário uma boa dose de realidade e racionalidade. Nas finanças, assim como na vida, é preciso equilibrar razão e emoção para qualquer tomada de decisão. Antes de fazer um investimento ou alguma manobra financeira, é necessário avaliar todas as consequências e balancear todos os pontos.

  • Aprenda a ouvir opiniões diferentes

Desprezar opiniões diferentes pode fazer com que você perca consultores e parceiros importantes e essa atitude pode prejudicar diretamente seus negócios. Assim, você pode acabar se tornando presa fácil para bajuladores. Tenha em mente que ninguém é infalível. Aprenda a dar valor para opiniões contrárias. Dessa maneira, você pode encontrar soluções inovadoras e assertivas.

  • Vaidade, uma grande inimiga para vida financeira

Ser ambicioso é um traço importante em pessoas que alcançam o sucesso. Porém, o excesso transforma a ambição em ganância e a vaidade pode tomar conta de todas suas decisões. Ao invés de pensar em dissolver riscos e formar parcerias, o indivíduo pode correr o risco de se transformar em uma pessoa fútil e muito vaidosa, prejudicando seus negócios e, por consequência, sua conta bancária.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Desenvolver a Inteligência Emocional é fundamental para encontrar o equilíbrio e encarar a vida profissional e financeira com mais segurança e saúde.

Atinja seu verdadeiro potencial no LOTUS – Inteligência Emocional, um treinamento de imersão que já mudou a vida de milhares de pessoas.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% do brasileiros – 30 milhões de pessoas – sofrem com a dor. Ou seja, precisamos realmente prestar atenção nos sintomas dessa condição e nas causas emocionais que podem influenciar seu surgimento.

Leia Mais ►

Pesquisar online uma reação física qualquer é algo fácil, até automático, certo? Porém, essa “curiosidade” tem limite e quando ele é ultrapassado, surge a hipocondria.

Leia Mais ►

A interação entre fatores genéticos, ambientais e psicológicos podem levar ao desenvolvimento dessa doença silenciosa. Porém, são os fatores psicológicos e emocionais que funcionam como um gatilho para o transtorno vir à tona.

Leia Mais ►

Inscreva-se para receber nossa newsletter