Entenda o que é labilidade emocional e como identificá-la na gravidez

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / belchonock A labilidade emocional pode ser definida como uma alterações repentinas e intensas de humor.

A gravidez é um momento muito especial na vida de uma mulher. Além de muita expectativa e transformações, o período traz diversas mudanças na rotina e gera sentimentos como ansiedade, insegurança e medo — todos muito comuns durante a gestação. Mesmo que o bebê tenha sido planejado e seja muito aguardado pelos pais, esperar um filho invariavelmente acaba mexendo com as emoções e transformando a vida da mãe.

As alterações hormonais durante a gravidez aumentam a sensibilidade da mulher, fazendo com que ela enfrente uma verdadeira gangorra emocional e entre em estado de Labilidade Emocional, caracterizado por uma grande “flutuação” de humor.

A Labilidade Emocional não chega a ser considerada um transtorno psicológico, mas é um estado emocional que pode estar ligado a outros quadros, como Transtorno Afetivo Bipolar e Depressão. Nessa situação, a gestante apresenta alterações repentinas e intensas no humor, em que um estado de euforia desproporcional rapidamente pode dar lugar a uma crise de choro compulsiva. Além disso, a pessoa não consegue controlar a intensidade de suas reações.

Rodrigo Fonseca, presidente e fundador da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (Sbie), explica que o bebê começa a sentir, interpretar e registrar as emoções da mãe desde o útero. “Durante a gravidez, por mais desejada e tranquila que seja, é comum que a mulher sinta medo e ansiedade. Caso a experiência do feto dentro do útero da mãe tenha sido traumática, a lembrança inconsciente do período gestacional vem à tona durante sua própria gravidez”, explica.

Para evitar essas drásticas e repentinas alterações de humor, é importante saber lidar com todas as transformações corporais e garantir que o estado emocional não prejudique o bebê.

Dicas para evitar o estado emocional abalado na gravidez

Vença seus medos

É muito comum que mães de primeira viagem sintam medo, especialmente no início da gestação. As angústias giram em torno de preocupações relacionadas ao medo de se tornar mãe e de não dar conta da nova rotina, além da apreensão a respeito da saúde do bebê. Uma dica para vencer esses medos é falar sobre suas inseguranças com outras mães, com o companheiro e com amigas próximas. Colocar para fora todos seus questionamentos traz não apenas alívio, mas sugestões que podem ajudar durante o início dessa nova fase.

Crie um laço com seu bebê

Converse sempre com o bebê, mesmo durante a gestação. Isso faz com que você comece a criar uma relação positiva, que transmita coragem e confiança para ambos. Quanto mais próxima do seu bebê você estiver, mais segura você se sentirá.

Controle a ansiedade

As emoções ficam mais intensas nos últimos três meses de gravidez, pois são muitas coisas para lidar ao mesmo tempo: cansaço físico, dificuldade para dormir, irritação, detalhes sobre o enxoval, o tipo de parto, a licença maternidade, a vontade de ver logo o bebê, entre muitas outras preocupações.

É comum que a ansiedade tome conta da mulher que, ao mesmo tempo em que está radiante pelo momento que está se aproximando, está exausta e irritada. A dica é focar a atenção nos preparativos para a chegada do bebê. Encontre alternativas e estratégias para lidar com as dificuldades: nesse momento o importante é facilitar a sua vida para não perder energia desnecessária.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter