Entenda a ligação entre as emoções e o consumismo exagerado dos jovens

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / jag_cz A maioria dos adolescentes desenvolve consumismo exagerado por acreditar que é necessário ter determinados bens para pertencer a um grupo.

A adolescência é uma fase na qual os jovens começam a formar suas próprias ideias e definir sua verdadeira identidade, deixando para trás algumas crenças e adotando novas formas de pensar.

Nessa fase da vida, é comum que a preocupação com a aparência e com os bens pessoais se torne excessiva, pois os adolescentes tendem a acreditar que serão aceitos e admirados por aquilo que sua imagem exterior passa. Por conta disso, esses jovens acabam se tornando alvo das marcas vistas como obrigatórias para pertencer a determinado grupo.

Por não ter maturidade para lidar com as necessidades impostas pela mídia e pelos amigos, que ganham um lugar de destaque muito maior do que os pais, a adolescência é marcada por uma preocupação excessiva em ter — o que acaba retardando o desenvolvimento do ser.

Nesse contexto, é importantíssimo que os jovens sejam incentivados a desenvolver sua maturidade emocional para que não precisem suprir suas angústias por meio do consumismo exagerado.

O papel dos pais na infância

A forma como os pais lidam com as questões da vida interfere diretamente em quem o jovem vai se tornar. As crianças e os jovens refletem ou repelem os comportamentos dos pais, e a tendência é que pais consumistas criem filhos consumistas ou filhos com aversão a compras.

Outro fator que estimula diretamente o consumismo dos adolescentes é o convívio com pais que compensam sua ausência física com presentes, incentivando o desenvolvimento da crença de que os bens materiais podem suprir qualquer vazio emocional.

Crianças que tiveram todas as suas necessidades satisfeitas imediatamente e todos os seus caprichos atendidos também têm uma grande tendência ao consumismo, pois crescem sem limites e com grande dificuldade para lidar com frustrações. Quando chegam à adolescência, esses indivíduos fazem e adquirem tudo o que desejam a qualquer custo.

Outra forma de desenvolver o consumismo exagerado é por meio da rejeição e comparação. Se a criança se sentiu rejeitada por algum motivo ou foi constantemente comparada a outras crianças, a tendência é que ela cresça sem aceitar suas características individuais e passe a fazer de tudo para se sentir amada. Essas pessoas tendem a ser muito mais influenciadas pela mídia e pelos padrões de moda e beleza.

Inteligência Emocional para lidar com o consumismo

O consumismo dos jovens é consequência de diversos padrões emocionais que começam a ser desenvolvidos ainda na infância, sendo influenciados pela forma como os pais lidam com o consumo. Por isso, é importante ter um diálogo aberto e uma relação afetuosa com os filhos, ensinando valores que não estão relacionados aos bens materiais.

Cabe aos pais incentivar os filhos a persistir e lutar por seus sonhos e pela sua evolução, mostrando que os bens materiais são parte da vida, mas não significam tudo. É importante que os pais reconheçam seus filhos pelas suas qualidades e seus comportamentos positivos, não somente com presentes, mas com momentos que despertem emoção.

Aprender a lidar com as emoções é uma forma de não descontar o desequilíbrio emocional em nenhum tipo de compulsão.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter