© Depositphotos.com/TopVectors
É possível ser feliz mesmo estando solteiro desde que você esteja em paz com essa condição.

Quem nunca pensou em encontrar sua alma gêmea para dividir a vida, superar os obstáculos, compartilhar sonhos, celebrar conquistas e construir uma família? Desde crianças aprendemos a seguir um modelo de vida considerado adequado pela sociedade: namorar, casar, ter filhos, construir uma família. Mas, é possível ser feliz e estar solteiro?

Essa realidade está mudando, e cada vez mais pessoas descartam a ideia de uma vida a dois — seja por uma decisão pessoal, seja pelas circunstâncias (traumas, modelo de relação dos pais ou experiências negativas ao longo dos anos).

A verdade é que, independentemente das causas, é possível ser feliz mesmo solteiro. Se você está solteiro e precisa encontrar mais razões para ser feliz, veja nossas dicas de Inteligência Emocional:

Como ser feliz estando solteiro

  • Escolha ou circunstância

Algumas pessoas ficam solteiras por escolha própria e são muito felizes com essa situação. Em geral, são pessoas que não querem abrir mão da liberdade, não estão dispostas a se adaptar à vida a dois ou não encontram espaço e tempo para uma relação.

Na maioria dos casos, porém, o indivíduo continua solteiro por conta das circunstâncias da vida: não encontra alguém, não constrói relações duradouras, é traída ou traí, não se abre para o amor ou não se sente madura.

Seja qual for seu caso, é possível ser feliz mesmo estando solteiro, desde que você esteja em paz com essa condição. Se você gostaria de ter uma relação e construir uma família, mas está sozinho e não consegue mudar essa situação, talvez seja o momento de buscar ajuda e entender o que está lhe impedindo de viver uma realidade que você tanto deseja.

  • Não se compare

Todas as situações trazem ganhos e perdas. Estar solteiro traz vantagens e desvantagens, assim como estar casado ou em um relacionamento. Se você está solteiro, não se compare com um amigo casado, pois a tendência é que enxergue somente as vantagens de um casamento e as desvantagens de ser solteiro.

  • Projeto de vida

Se você quer ser feliz, precisa sonhar e realizar tudo aquilo que almeja. Quantas coisas você pode realizar mesmo estando sozinho? Se você escolheu viver sozinho ou está sozinho pelas circunstâncias, é importante ter um projeto de vida que abranja todas as coisas que você quer realizar, independentemente do seu estado civil.

Não deixe de realizar as coisas apenas porque a pessoa certa ainda não apareceu. Se você quer conhecer um país, por exemplo, viaje mesmo sozinho. Nunca condicione seus sonhos e sua felicidade a um relacionamento.

A solidão pode ser benéfica

O medo da solidão pode ser um grande inimigo! Algumas pessoas evitam ao máximo estarem sozinhas e, por conta disso, acabam se envolvendo em relações pouco saudáveis na tentativa de fugir de si mesmas. Desfrutar da própria companhia, na verdade, é muito positivo e pode ser uma chance incrível para focar em outras áreas da vida. Descubra que estar com você mesmo pode ser muito prazeroso e aproveite para investir e desenvolver o autoconhecimento. Lembre-se de que só é possível ser feliz com o outro quando estamos felizes com nós mesmos.


Veja mais: “O que é carência afetiva e como tratar?”

A felicidade não está condicionada ao casamento

Estar sozinho não é sinônimo de solidão, assim como ser casado não significa ser dependente do outro. Entenda que, para ser feliz, não é necessário estar com alguém. É perfeitamente possível realizar muitas coisas legais estando solteiro: viajar, estudar, se aprimorar na carreira e conhecer pessoas. Olhe para o lado positivo e invista no seu próprio desenvolvimento.

Busque por autoconhecimento

Algumas pessoas passam a vida inteira se relacionando, engatando uma relação atrás da outra para fugir da solidão, sem nunca dedicar um tempo para aproveitar sua própria companhia e se conhecer.

Se você está solteiro, aproveite o tempo sozinho para aumentar seu autoconhecimento. Procure cursos, treinamentos de Inteligência Emocional, retiros e experiências que proporcionem contato com você mesmo. Com o tempo, você descobrirá como é prazeroso desfrutar de sua companhia e que você pode ser feliz tanto solteiro como dentro de um relacionamento.

Ame a si próprio em primeiro lugar!

Buscamos tanto o amor que, quando caímos na real, percebemos que ele sempre esteve ali: dentro de nós mesmos. O amor é algo que tem que começar por você: se não amar a si próprio, como amar seu próximo?

Lembre-se: sua felicidade começa dentro de você!

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% do brasileiros – 30 milhões de pessoas – sofrem com a dor. Ou seja, precisamos realmente prestar atenção nos sintomas dessa condição e nas causas emocionais que podem influenciar seu surgimento.

Leia Mais ►

Pesquisar online uma reação física qualquer é algo fácil, até automático, certo? Porém, essa “curiosidade” tem limite e quando ele é ultrapassado, surge a hipocondria.

Leia Mais ►

A interação entre fatores genéticos, ambientais e psicológicos podem levar ao desenvolvimento dessa doença silenciosa. Porém, são os fatores psicológicos e emocionais que funcionam como um gatilho para o transtorno vir à tona.

Leia Mais ►

Inscreva-se para receber nossa newsletter