É possível recomeçar a vida aos 50 anos mesmo após tantos erros cometidos?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / arkusha Recomeçar é sempre uma tarefa bastante difícil independente da idade, uma vez que esse processo exige uma enorme capacidade de aceitação.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro atualmente é de 75 anos, um dado que mostra como os “cinquentões” ainda podem ter muitos motivos para traçar novas metas e realizar sonhos. Nesta fase da vida, geralmente os filhos já estão crescidos, a vida profissional está consolidada e, justamente por conta de todos os erros e tropeços cometidos, as experiências permitem que os fracassos sejam transformados em novas atitudes.

Recomeçar é sempre uma tarefa que traz aprendizado e evolução pessoal, mas exige capacidade de aceitação. Isso porque é preciso realizar mudanças internas para ir em busca do que realmente traz realização e felicidade para sua vida. O ser humano está em constante movimento, e saber a hora de virar a chave é essencial para evitar que um estado de tristeza ou depressão se instale.

Lembre-se: ao fazer sempre as mesmas coisas, fica impossível obter resultados diferentes. Não tente evitar os riscos, e tenha em mente que até mesmo os fracassos são importantes para o amadurecimento que fez você se tornar a pessoa que é hoje.

Dicas de Inteligência Emocional para transformar erros em atitudes positivas

Avalie sua trajetória

Olhe para o seu passado e avalie suas experiências, analisando racionalmente fracassos e vitórias. Revise suas ações e reflita sobre o que poderia ter sido diferente, o que faltou planejar e quais foram os excessos e ausências.

Não ignore seus fracassos

Em vez de fugir de seus momentos de fracasso, olhe para eles com carinho: toda experiência, seja positiva ou negativa, traz aprendizado e pode funcionar como uma mola propulsora que faz o indivíduo mudar e evoluir.

Trace novas rotas

Planeje novos caminhos e visualize novas formas de percorrê-los. Construa uma estrada diferente em sua vida e tenha paciência para percorrê-la até o fim.

Confie

Evite deixar que os erros e as experiências negativas tragam sensação de derrota. Em vez disso, mantenha-se positivo e relembre os momentos em que você alcançou sucesso. Faça o possível para trazer consciência para sua competência e potencial.

Descubra o que traz motivação

Saber o que te mantém motivado é fundamental para explorar meios e conseguir ter fôlego para percorrer o caminho que te levará a alcançar o sucesso em qualquer área da vida. Os principais motivadores das pessoas são: segurança, aprendizado, amizades, disciplina, reconhecimento, recompensa financeira e liberdade.

Esteja preparado

Esteja sempre estudando, atualizando seus conhecimentos e adquirindo novas bagagens. Além disso, não deixe de cuidar de sua saúde: faça exercícios físicos, alimente-se adequadamente e invista em uma rotina saudável. Estar bem com você mesmo é fundamental para estar preparado para abraçar as oportunidades, em qualquer etapa da vida.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter